Contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 71 (17558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 1 – HISTÓRICO DA CONTABILIDADE


Contabilidade


A Contabilidade existe desde as mais antigas épocas, por exemplo, quando os pastores da antiguidade levavam seu rebanho para o pastoreio, eles, logo pela manhã, ao retirar o rebanho do cercado, a cada ovelha que saia para o campo eles colocavam uma pedrinha dentro do embornal, depois de todas as ovelhas saírem eles tinham umacorrespondência biunívoca, como diríamos matematicamente, entre o conjunto de pedrinhas.
De tarde, ao voltar para casa, cada ovelha que entrava no cercado, eles retiravam uma pedrinha do embornal, com isso, ao entrar a última ovelha não deveria sobrar nenhuma pedrinha dentro do embornal; se, por um acaso, sobrasse alguma pedrinha, isto indicava que alguma ovelha havia se extraviado, logo,o pastor deveria ir atrás das ovelhas.
Com essa pequena história do pastor, queremos dizer que a contabilidade é qualquer forma de controle; o pastor ao efetuar esse controle através das pedrinhas, na verdade estava controlando o seu Patrimônio.
Como vimos na história do pastor, a contabilidade é tão antiga quanto os homens que se preocupam em possuir algum bem.
Esse controlesempre foi feito, de uma forma ou de outra, por isso, a contabilidade, na verdade, não tem uma data precisa de seu surgimento; ela foi evoluindo ao longo do tempo.
Os mercadores da antiguidade, por exemplo, os venezianos, possuíam formas de registrar as suas operações e controlar o seu patrimônio. Estas formas de registro estavam escritas em pequenos livretos que eram do conhecimento daépoca, segundo os historiadores.
Por volta de 1494, um frei italiano chamado Lucca Pacciolli, escreveu um livro chamado Summa, onde descrevia todos esses métodos de contabilização que existiam espalhados, seja através de relatos verbais que chegavam ao seu conhecimento, seja através destes pequenos livros que ensinavam como fazer o registro dos bens e das mercadorias que eram negociadas pelosmercadores ou outros negociantes da época.
A grande verdade é que Lucca Pacciolli teve o grande mérito de condensar todo o conhecimento contábil em um único livro, por isso, ele é considerado o pai da Contabilidade Moderna.
Os registros como falam na Contabilidade deram origem aos mecanismos usados para controlar o nosso dia-a-dia, registro de diários, registro de atas de reuniões,informações pessoais, são alguns exemplos práticos desta ciência.



Contabilidade Gerencial

A Contabilidade Gerencial tem por objetivo a aplicação prática das informações contábeis como suporte para tomada de decisões, de usuários internos ou externos através das contas do Balanço Patrimonial.


Noções de Contabilidade
Conceito
A Contabilidade é uma ciência quepermite, através de suas técnicas, atenderem um controle permanente do Patrimônio da Empresa (estabelecimento organizado com objetivo de lucro) seja ela Pública ou Privada.
A Contabilidade registra, estuda e interpreta os fatos financeiros ou econômicos que afetam a situação Patrimonial de uma Pessoa Física ou Jurídica, utilizando as demonstrações contábeis tradicionais e relatóriosespecíficos para determinadas finalidades. (Lei 10.406/02 art. 2031 novo código civil a Contabilidade é obrigatória para toda empresa).

. Objeto da Contabilidade
O objeto da Contabilidade é o estudo, registro e controle do Patrimônio da Empresa. Tem a função de captar, registrar, resumir e interpretar os fatos contábeis.

. Objetivo da ContabilidadeO objetivo principal da Contabilidade é o de apresentar demonstrativos e relatórios condizentes com os estudos que os usuários pretendem efetuar, contendo os elementos informativos que os mesmos consideram importantes para suas decisões.

. Finalidade da Contabilidade
A Contabilidade tem por fim registrar os fatos e produzir informações que...
tracking img