Geografia humana ii

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1255 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS
FINOM












PORTFÓLIO COMPLEXO REGIONAL II – AMAZÔNIA E NORDESTE
















Paracatu-MG
JUNHO/2012
FACULDADE DO NOROESTE DE MINAS FINOM









PORTFÓ PORTFÓLIO COMPLEXO REGIONAL II – AMAZÔNIA E NORDESTE








Portfólio apresentado ao curso de Geografia de EaD daFaculdade do Noroeste de Minas FINOM, como requisito para aprovação em Complexo Regional II – Amazônia e Nordeste.


Profª.: Ms. Ednéia Gomes da Silva Soares


Unidade Autônoma de Estudos: Unaí Geo- 4-064






Paracatu-MG
JUNHO/2012
INTRODUÇÃO

O guia de estudos Geografia Humana II nos apresenta a ação do homem ea sociedade em que vive. A Geografia Humana estuda as relações do homem com o meio ambiente. Sendo que o geógrafo pode, por exemplo, estudar os movimentos migratórios, o crescimento populacional, estabelecer e analisar indicadores estatísticos relativos à densidade demográfica, à expectativa de vida de uma população e outros fatores. A geografia procura integrar natureza e cultura dentro de ummesmo campo de interações. O homem, ao mesmo tempo em que age sobre o meio ambiente, também sofre sua ação, ele é ativo e passivo sobre o meio, une as coisas e os seres. Ao mesmo tempo, se adapta à natureza e a transforma em seu próprio benefício.
Disciplina: Geografia Humana II, 4º período do curso de Geografia. Professor: Ms. Jacirema das Neves Pompeu Martins.



DESENVOLVIMENTO

O queessa disciplina nos traz é o estudo do homem e as suas adaptações no meio em que vive e sua convivência em sociedade. Para muitos o que compete à Geografia é o estudo da terra, solo, clima e outros, mas a Geografia Humana nos apresenta um estudo diferente, sendo que a mesmo estuda a própria sociedade através do espaço, as dimensões do estudo da Geografia Humana são as dimensões básicas da sociedade,ou seja, a dimensão econômica, a dimensão política, e a dimensão cultural da sociedade, entre outras coisas. Ao longo do tempo, as diversas áreas científicas, especialmente as ciências humanas, na busca de compreender e interpretar o mundo e as coisas; evoluíram e continua evoluindo, no compasso das transformações sociopolíticas, econômicas, culturais e espaciais ocorridas no cenário mundial.Simultaneamente, os paradigmas estabeleceram seus princípios teóricos, organizaram conceitos em níveis de relevância e priorizaram determinados valores e atitudes, para explicar cientificamente as mudanças da realidade e seus desdobramentos. O campo de estudos da Geografia Cultural é uma das mais empolgantes áreas de trabalho geográfico. Abrange desde as análises de objetos do cotidiano, estudos dosignificado das paisagens e a construção social de identidades baseadas em lugares, ela cobre numerosas questões. Seu foco inclui a investigação da cultura material, costumes sociais e significados simbólicos, abordados a partir de uma série de perspectivas teóricas.
Nosso processo de estudos foi muito interessante, já que falar do homem e as conseqüências de suas ações e de seu convívio emsociedade são muito interessante, mas para melhor compreender essa disciplina é muito importante fazer pesquisas além do guia de estudos, e sendo um tema que engloba varias facetas de estudos; e encontrar complementação a seu respeito não foi tão difícil, sendo tratado em revistas escolares, sit’s da internet voltados tanto para estudantes quanto para profissionais da área... E quanto mais se pesquisamais riquezas se encontra para a compreensão dessa disciplina. A maior dificuldade encontrada durante o estudo foi em entender o porquê de a Geografia estudar o homem e sua convivência em sociedade, suas culturas, movimentação e interferência no meio em que vive. Constatar que o homem não pode ser estudado sem o solo que ele habita e que o solo é o fundamento de qualquer sociedade, podendo-se...
tracking img