Humboldt eratzel

1345 palavras 6 páginas
I - Geogra

fig. 1

A Geografia é uma ciência que tem como objecto principal o estudo do espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade aguçada acerca dos lugares onde se desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar os seus interesses.

O conhecimento da terra e de todas as dinâmicas existentes, configura como um objectivo intrínseco da ciência geográfica, essa tem o seu início paralelo no surgimento do homem. No entanto a sua condição como ciência ocorreu somente com o nascimento da civilização grega, na qual existiam pensadores filósofos que nessa época englobavam diversos conhecimentos de distintos temas, que já tinham convicção acerca da forma esférica do planeta. A Geografia recebe diversos significados, de uma forma genérica dizemos, que, geo significa Terra e grafia, descrição, ou seja, descrição da Terra.

O estudo da Geografia em sua fase inicial focaliza somente os elementos naturais, mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais foram estabelecidas, referentes à acção antrópica sobre o espaço natural. A partir desse momento teve início também o estudo sistemático das sociedades, tais como a forma de organização económica e social. A distribuição da população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, além de conhecer os recursos dispostos na natureza que são úteis para as actividades produtivas (indústria e agropecuária). Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamento de dados sobre os elementos naturais que atingem directamente a vida humana como o clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.

A Geografia moderna tem como um dos precursores Humboldt, que se baseava no empirismo; posteriormente surgiram diversos outros pensadores que agregaram conhecimentos e conceitos distintos que serviram para o enriquecimento desta ciência.

II – Humboldt,

Relacionados