Humboldt eratzel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1345 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de janeiro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I - Geogra

fig. 1

A Geografia é uma ciência que tem como objecto principal o estudo do espaço geográfico que corresponde ao palco das realizações humanas. O homem sempre teve uma curiosidade aguçada acerca dos lugares onde se desenvolvem as relações humanas e as do homem com a natureza, principalmente com o intuito de alcançar os seus interesses.

O conhecimento da terra e detodas as dinâmicas existentes, configura como um objectivo intrínseco da ciência geográfica, essa tem o seu início paralelo no surgimento do homem. No entanto a sua condição como ciência ocorreu somente com o nascimento da civilização grega, na qual existiam pensadores filósofos que nessa época englobavam diversos conhecimentos de distintos temas, que já tinham convicção acerca da forma esférica doplaneta. A Geografia recebe diversos significados, de uma forma genérica dizemos, que, geo significa Terra e grafia, descrição, ou seja, descrição da Terra.

O estudo da Geografia em sua fase inicial focaliza somente os elementos naturais, mais tarde, pesquisas unindo aspectos físicos com sociais foram estabelecidas, referentes à acção antrópica sobre o espaço natural. A partir desse momentoteve início também o estudo sistemático das sociedades, tais como a forma de organização económica e social. A distribuição da população no mundo e nos países, as culturas, os problemas ambientais decorrentes da produção humana, além de conhecer os recursos dispostos na natureza que são úteis para as actividades produtivas (indústria e agropecuária). Assim, o estudo geográfico conduz ao levantamentode dados sobre os elementos naturais que atingem directamente a vida humana como o clima, relevo, vegetação, hidrografia entre outros.

A Geografia moderna tem como um dos precursores Humboldt, que se baseava no empirismo; posteriormente surgiram diversos outros pensadores que agregaram conhecimentos e conceitos distintos que serviram para o enriquecimento desta ciência.

II – Humboldt,Alexandre Von

Humboldt nasceu em 14 de Setembro de 1769 em Berlim, onde em 1857, acabou por falecer.

Cientista, explorador e geógrafo Alemão, era um adepto das concepções pedagógicas de Rousseau, como por exemplo, da ideia de observação directa da natureza e de excursões como a melhor forma de desenvolver o que captava. Tais concepções foram introduzidas na formação de Humboldt e, provavelmentefoi a partir daí que nasceu o seu grande interesse pela Botânica e um espírito aventureiro que o levaram a desenvolver grandes viagens a lugares longínquos da sua terra de origem.

A formação universitária de Humboldt ocorreu, primeiramente, em Frankfurt-om-oder, onde iniciou um curso de economia política, o qual não acabou por concluir. Posteriormente, em 1789, transferiu-se para Universidade deGottingen, onde passa a estudar ciências naturais. Ali, Humboldt conhece vários estudiosos importantes de distintos campos do conhecimento que influenciaram decisivamente a sua vida em diversas aprendizagens como a Botânica, Geologia, Arqueologia e a Etnografia.

Do contacto com G. Foster (filho) renasceu o espírito para as viagens de campo, realizando várias excursões pela Alemanha e poroutros lugares do mundo.

Há evidências também de que G. Foster influenciou o pensamento político de Humboldt, pois possuía uma postura bastante gradual no cenário político alemão (MORAES, 1987: 129).

Enquanto filósofo trabalha com intuição, fazendo a medição entre sujeito-objecto. Sobre essa questão diz HUMBOLDT (1848a:76): “A ciência é o espírito aplicado a natureza mas o mundo em que, pela viada intuição se reflecte no seu interior.”

Outra das características que também estava presente em Humboldt era, na medida em que a sua principal preocupação, quando observava a natureza, era com a estética. Tal atitude é percebida em vários momentos, quando descreve os elementos da paisagem, interpretando-os de uma maneira extremamente poética. Pensamentos dentro do movimento idealista...
tracking img