Geografia africa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AFRICA

-VEGETAÇÃO
-HIDROGRAFIA
-POPULAÇÃO
-ECONOMIA
-INDÚSTRIA



INTRODUÇÃO

ÁFRICA

É o terceiro maior continente da Terra, ficando apenas atrás da Ásia e das Américas. Junto com as ilhas adjacentes, ocupa cerca de 30 milhões de km2, cobrindo 20,3% da área total da terra firme do planeta. É também o segundo continente mais populoso da Terra, ficando apenas atrás da Ásia. Possuimais de 800 milhões de habitantes em 54 países, representando cerca de um sétimo da população do mundo. Os países da África que têm o português como língua oficial são: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
 
[pic]
Localização da África no mapa-múndi

RELEVO E HIDROGRAFIA

O relevo africano é formado por estruturas geológicas muito antigas, ainda do períodoPré-cambriano. Praticamente toda extensão do território africano é composta por planaltos e esses são bastante planos, em razão do constante processo de erosão desenvolvido ao longo de milhares de anos.

As áreas de relevo mais elevadas, ou conjunto de montanhas, encontram-se nas partes periféricas do território, dessas se destacam a Cadeia do Atlas, Cadeia do Cabo, Maciço da África Centro-Oriental,Maciço da África Centro-Ocidental.

No interior do território africano existem diversos rios, cataratas e lagos, os lagos mais importantes e conhecidos são: Vitória, Tanganica, Niassa, Turkana e Alberto. Todos os lagos citados têm sua origem nas depressões do Maciço da África Centro-Oriental.

A maioria dos rios africanos percorre áreas planálticas, assim, as águas ganham velocidadeproveniente dos aclives do terreno, por causa dessas características, a implantação de hidrovias fica praticamente impossível, por outro lado favorece a construção de usinas hidrelétricas. Dos vários rios existentes, os principais são: Rio Nilo (6.695 km de extensão), Rio Niger (4.184 km), Rio Zambeze (2.750 km) e Rio Congo-Zaire (4.600 km).

CLIMA E VEGETAÇÃO 

Em virtude da localização geográfica docontinente, existe uma diversidade de climas, desse modo é possível encontrar tropical ou intertropical, mediterrâneo e semiárido entre outras variações climáticas. No entanto, o que predomina é o clima intertropical, dessa forma, as temperaturas na região são quase sempre elevadas (superiores a 20ºC). Essa característica climática é determinada pelo relevo presente na costa e as montanhas impedema entrada de massas de ar no centro do continente.

As disparidades climáticas existentes na África são responsáveis pelos índices pluviométricos que variam de acordo com as regiões. Nas áreas intertropicais onde concentram-se as grandes florestas ocorre uma grande incidência de precipitação, já em outros lugares praticamente não se desenvolve chuva como nos desertos, por exemplo.

A partir docontexto climático, podemos constatar os seguintes tipos de clima no continente africano:

Clima equatorial: apresenta-se na parte central do continente, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC e índices pluviométricos que atingem até 3.000 mm ao ano. Em razão das altas taxas de umidade relativa do ar e da abundância de chuvas, praticamente não existe estiagem, o que proporcionaa proliferação de florestas equatoriais.

Clima Tropical: essa característica climática predomina ao redor das áreas equatoriais, as temperaturas médias presentes oscilam entre 22ºC e 25ºC com índices pluviométricos que atingem até 1.400 mm ao ano. Nas regiões onde esse clima predomina existem duas estações bem definidas, sendo uma seca e uma chuvosa, a cobertura vegetal encontrada nesses locais é asavana.

Clima desértico: predomina em um terço de todo território africano, no qual se encontram os desertos do Saara, ao norte, e Namíbia e Calaari, a sudoeste.

Clima subtropical: como o território africano está situado também no hemisfério norte, o continente sofre influência do clima temperado e apresenta temperaturas mais amenas. Essa característica climática predomina no extremo norte e...
tracking img