Geobotanica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO
ESCOLA DE MINAS
DEPARTAMENTO DE GEOLOGIARELATÓRIO - CAMPO DE GEOQUÍMICA
27/04/2012

RENATO COELHO DIAS 09.1.1217

INTRODUÇÃO
A região do Quadrilátero Ferrífero abrange uma área de 7.000 km2, sendo conhecidamundialmente por sua diversidade, tanto mineral como litológica. Em função da sua história e dos recursos que ainda encerra, o Quadrilátero Ferrífero pode ser considerado como a mais importante provínciamineral do Brasil, suas rochas possuem idades Arqueanas e Paleoproterozóicas.
O local visitado fica a leste do quadrilátero Ferrífero dentro do complexo Santa Bárbara. Nos distritos de Monsenhor Horta, a16 km da cidade de Mariana e Cachoeira do Brumado a 27 km de Mariana.

Imagem de satélite do Quadrilátero Ferrífero – Ponto de visita ocorre na porção leste do conjunto de montanhas.OBJETIVOS
O trabalho foi realizado com o intuito de conhecer a geologia da região, interpretar a formação da litologia analisada, conhecer a forma correta de amostragem quantitativa e qualitativa erecolher amostras para a realização de análises geoquímicas durante as aulas práticas.

PONTO 1:
Localizado no distrito de Monsenhor Horta, complexo Santa Bárbara. Antiga pedreira, com aproximadamente40 metros de altura de rochas meta-ígneas do embasamento, geralmente granito-gnaisse.
O afloramento apresenta uma porcentagem grande de rocha com bandamento gnáissico mesocromático, ora maisacinzentado ora mais bandada. Composição mineralógica constituída por quartzo, moscovita, biotita, feldspato e anfibólio/piroxênio. O aparecimento do anfibólio/piroxênio pode ter sido por fusão parcial. Arocha protólito provavelmente é um ortognaisse, visto a ausência de minerais aluminosos.
Espera-se que esse ortognaisse seja a rocha mais antiga.
Ainda no mesmo afloramento encontramos diques...
tracking img