Genoma do cloroplasto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GENOMA DO CLOROPLASTO

Cloroplastos e Outros Plastídeos
Os cloroplastos, organelas responsáveis pela fotossíntese, são semelhantes às mitocôndrias em muitos aspectos. Tanto os cloroplastos como as mitocôndrias atuam na geração de energia metabólica, evoluíram por endossimbiose, possuem seu próprio sistema genético e reproduzem-se por divisão. Contudo, os cloroplastos são maiores e maiscomplexos do que as mitocôndrias e executam várias outras tarefas críticas além da geração de ATP. Essencialmente, os cloroplastos são responsáveis pela conversão fotossintética do CO2 em carboidratos. Além disso, eles sintetizam aminoácidos, ácidos graxos e os componentes lipídios de suas próprias membranas. Também ocorre nos cloroplastos a redução do nitrito (NO2) em amônia (NH3), uma etapaessencial na incorporação do nitrogênio em compostos orgânicos. Além disso, os cloroplastos representam apenas um dos vários tipos de organelas relacionadas (plastídeos) que desempenham um amplo espectro de funções nas células vegetais.
Estrutura e Função dos Cloroplastos
Os cloroplastos de plantas são organelas grandes (com 5 a l0 um de comprimento) que, como as mitocôndrias, são delimitadospor uma membrana dupla, denominada envelope (Figura 10.13). Além das membranas interna e externa do envelope, eles possuem um terceiro sistema de membranas internas, chamado membrana tilacóide. A membrana tilacóide forma uma rede de discos achatados, os tilacóides, frequentemente organizados em pilhas denominadas grana. A organização interna dos cloroplastos è mais complexa do que a dasmitocôndrias, devido à sua estrutura de três membranas que os divide em três compartimentos internos distintos: (1) espaço intermembranas, entre as duas membranas do envelope; (2) estroma, dentro do envelope, mas do lado de fora da membrana tilacóide; e (3) lúmen tilacóide.
Apesar de sua maior complexidade, as membranas dos cloroplastos apresentam semelhanças funcionais claras com as da mitocôndria -como esperado, em razão do papel exercido por ambas as organelas na geração quimiosmótica de ATP. A membrana externa do envelope do cloroplasto, como a da mitocôndria, possui porinas, sendo, por isso, totalmente permeável a pequenas moléculas. Em contraste, a membrana interna é impermeável a íons e metabólitos, que podem entrar no cloroplasto somente através de transportadores específicos demembrana. Essas propriedades são semelhantes às das membranas externa e interna da mitocôndria: em ambos os casos, a membrana interna testringe a passagem de moléculas do citosol para o interior da organela. O estroma é equivalente, em função, à matriz mitocondrial: ele contém o sistema genético do cloroplasto e uma variedade de enzimas metabólicas, incluindo as responsáveis pela conversão de CO, emcarboidratos durante a fotossíntese.
A presença da membrana tilacóide constitui a principal diferença entre os cloroplastos e as mitocôndrias, em termos de estrutura e função. Essa membrana é a mais importante dos cloroplastos, desempenhando o mesmo papel da membrana mitocondrial interna no transporte de elétrons e na geração quimiosmótica de ATP (Figura 10.14). A membrana interna do envelope(que não é dobrada em cristas) não atua na fotossíntese. O sistema de transporte de elétrons está localizado na membrana tilacóide e os prótons são bombeados, do estroma para o lúmen tilacóide, através dessa membrana. O gradiente eletroquímico resultante dirige a síntese do ATP ao mesmo tempo em que os prótons retornam para o estroma. A membrana tilacóide é, assim, equivalente à membrana internada mitocôndria com relação ao seu papel na geração de energia metabólica.

ESTRUTURA DO DNA
Aqui vemos a primeira grande diferença entre os cromossomos organelares e nucleares. A maioria dos cromossomos organelares parece ser fundamentalmente circular. A evidência de sua circularidade é que os mapas de restrição do DNA organelar são circulares, e mais, os círculos de DNA podem ser...
tracking img