Pedagogia - creche

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Reflexão sobre aspectos da rotina nas creches e pré-escolas, tomando com motivação os desenhos de Francesco Tonucci e buscando apoio em alguns trabalhos teóricos significativos na área da educação infantil.
A despeito da Constituição de 1988 e LDB 9.394/96 pretendemos mostrar como a concepção assistencialista de educação infantil e a concepção de criança como umvir-a-ser, continuam enraizadas nesse tempo que proclama a creche e a pré-escola enquanto espaço de vivências de direitos da cidadania. Neste diapasão permanece atual a obra “Com olhos de Crianças” do italiano Francesco Tonucci, em que a infância é retratada através de desenhos, onde muitos deles estão completando 30 anos de existência.
Isto posto, queremos deixar claro que apesar da obra sereferir as instituições educativas italianas, ela expressa de forma magistral o que as crianças de nossos dias vivem e sentem neste ambiente educativo. Ambiente este, permeado de autoritarismo, permissividade e que não leva em consideração as reais necessidades e desejos destes seres que coabitam o mesmo espaço.
Nesta linha ressaltamos, que o espaço criado para atender filhos de mãestrabalhadoras e menores de sete anos corre o risco de se tornar conforme carta de Mário Lodi à Francesco Tonucci, um ambiente de sofrimento para estas crianças, se ele for pensado como um ambiente de parada e não de vivências dos direitos da cidadania.
Sendo assim, afirmamos que a creche e a pré-escola não podem mais ser vistas como um “cabideiro” e disciplinadoras do tempo e da ação das crianças, porquejá conquistamos no nível da lei um caráter educativo diferente do desenvolvido no meio familiar, nos hospitais ou nas escolas de ensino fundamental.
Basta portanto, partirmos para as decisões concretas que realmente ratifiquem o papel pedagógico e a função social destas instituições educativas que atendem crianças de 0 à 6 anos.

A CRECHE NÃO É UM CABIDEIRO
A creche não é um depósito decrianças, onde elas passam grande parte do dia recebendo assistência/cuidados do Educador. As crianças não estão na creche para passar o tempo. Não estão na instituição apenas para que seus pais/responsáveis possam trabalhar. Não estão lá para ficar sem fazer nada e passar o dia na ociosidade.
Crianças precisam explorar ambientes, passar por novas experiências, ampliar seu repertório vivencial,por isso, é preciso que haja uma intencionalidade educativa no trabalho do educador. O profissional de Educação Infantil precisa possibilitar que a criança estabeleça relações, interações, permitindo que a mesma caminhe para a construção de sua autonomia.
Contudo, o professor de educação infantil não pode partir para a homogeneização e simplesmente ignorar as particularidades das crianças. Eleprecisa entender e respeitar as especificidades das crianças, sendo que cada uma é dona de uma forma própria de ver o mundo e a si mesma.
Neste sentido, o professor de educação infantil deve primeiramente partir para uma rica observação e continuar com seu olhar sensível a tudo que passa ao redor, buscando caracterizar a identidade do grupo e individual, para assim poder compreender suas criançasde forma a propor um planejamento flexível que contemple o que elas questionam, desejam, querem saber e conhecer.



UMA CRECHE PARA ESTAR JUNTOS
Estar junto na creche, conviver com os outros, com o que é diferente de si, com crianças com diversas características físicas, modos de agir e de pensar, com diferentes histórias e culturas, é muito enriquecedor e representa grandepossibilidade para construção de novas brincadeiras, sonhos bem como aquisição de conhecimentos sobre realidades distantes.
O grupo em que a criança se insere, formado e caracterizado pela heterogeneidade, tem grande impacto na sua formação e identidade. Principalmente quando lhe é garantido o direito de conviver com a diferença, sem discriminações, desenvolvendo o respeito e valorizando as...
tracking img