Genetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercícios de Biologia Genética das Populações – Lista 2
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES. (Uel 97) A anemia falciforme ou siclemia é uma doença hereditária que leva à formação de hemoglobina anormal e, conseqüentemente, de hemácias que se deformam. É condicionada por um alelo mutante s. O indivíduo SS é normal, o Ss apresenta anemia atenuada e o ss geralmente morre. 1. Supondo populaçõesafricanas com incidência endêmica de malária, onde a anemia falciforme não sofra influência de outros fatores e onde novas mutações não estejam ocorrendo, a freqüência do gene a) S permanece constante. b) S tende a diminuir. c) S tende a aumentar. d) s permanece constante. e) s tende a aumentar. 2. Verificou-se que em populações de regiões onde a malária é endêmica, os heterozigotos (Ss) são maisresistentes à malária do que os normais (SS). Nesse caso são verdadeiras as afirmações a seguir, EXCETO: a) A malária atua como agente seletivo. b) O indivíduo ss leva vantagem em relação ao SS. c) O indivíduo Ss leva vantagem em relação ao SS. d) Quando a malária for erradicada, ser heterozigoto deixará de ser vantagem. e) Quando a malária for erradicada, haverá mudança na freqüência gênica dapopulação.

3. (Ufrj 2001) Dois 'loci' de uma população, cada um com dois gens alelos, sofrem a ação da seleção natural por muitas gerações, como é mostrado nas tabelas abaixo. O coeficiente de seleção (S) indica os valores com que a seleção natural atua contra o genótipo. O valor adaptativo (W) representa os valores com que a seleção natural favorece o genótipo. Note que (W+S)=1.

Qual dos gens, A‚ ou B‚,apresentará a maior freqüência na população? Explique. 4. (Ufc 2001) Descobertas recentes na medicina e na saúde pública, se aplicadas consistentemente, terão algum impacto no curso da evolução humana. Qualquer resistência às doenças infecciosas (de caráter hereditário), como o sarampo e a difteria, conferiria vantagem seletiva a uma família. Assinale a alternativa que mostra, corretamente, osefeitos da imunização em massa sobre a freqüência da resistência ou susceptibilidade inata às doenças. a) A freqüência dos alelos que conferem resistência inata às doenças seria aumentada. b) Os genótipos que produzem pouca ou nenhuma resistência se tornariam comuns. c) A longo prazo, mais pessoas se tornariam independentes de procedimentos médicos. d) A longo prazo, haveria adaptação genética aresistência a muitas doenças. e) Não haveria alteração alguma na freqüência desses alelos.

1|Projeto Medicina – www.projetomedicina.com.br

5. (Ufscar 2002) O gráfico mostra a variação dos números de indivíduos do tipo original e do tipo mutante, ao longo de 100 anos, em uma mesma área de floresta.

7. (Pucmg 2004) No heredograma adiante, os indivíduos 3 e 5 são afetados por uma anomalia genéticarecessiva.

A análise do gráfico permite concluir que: a) o tipo original permanece melhor adaptado ao longo do período analisado. b) o tipo original e o tipo mutante estão igualmente adaptados à mesma área de floresta. c) a mudança de ambiente provocou alteração nas freqüências gênicas. d) a partir de 50 anos, o tipo mutante passou a parasitar o tipo original. e) após 50 anos, deixa de existir oefeito de dominância do alelo para o tipo original sobre aquele para o tipo mutante. 6. (G2) No heredograma adiante o indivíduo 3 é afetado pelo albinismo. Sabendo-se que, na população, a freqüência de heterozigoto para o albinismo é de 1/50, qual é a probabilidade de que o casal 4 × 5 tenha uma menina albina?

Considerando-se que a família acima representada faz parte de uma população em equilíbriode HardyWeimberg, na qual a freqüência de indivíduos afetados é de 1%, é correto afirmar, EXCETO: a) A segunda geração pode ser composta apenas por indivíduos homozigotos. b) O indivíduo 8 apresenta o mesmo fenótipo e o mesmo genótipo do avô para o caráter em questão. c) A probabilidade de o indivíduo 7 ser heterozigoto é de 18%. d) O caráter em estudo pode ser ligado ao sexo.

8. (Fuvest-gv...
tracking img