Generos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1082 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

- INTRODUÇÃO

Os gêneros textuais são frutos do trabalho coletivo e “contribuem para organizar e estabilizar as atividades comunicativas do dia a dia.” Atualmente, em plena fase conhecida como CULTURA ELETRÔNICA, foram criados vários mecanismo como telefone gravador, rádio, televisão e, principalmente o computador pessoal e suas aplicações mais reconhecidas: a internet.Assim, observamos uma explosão de novos gêneros e nas formas de comunicação, tanto na oralidade como na escrita.
Venho com esse trabalho conhecer e compreender os gêneros textuais, pois é uma ferramenta que nos possibilita exercer uma ação lingüística sobre a realidade. De um lado amplia as capacidades individuais do usuário da língua; do outro amplia seu conhecimento a respeito do objetosobre o qual a ferramenta é utilizada.
Meu principal método de pesquisa sobre gêneros textuais, como foi feita minhas busca e a decisão sobre o assunto dentro do tema foi o computador e as opções variadas que a internet nos trás e a partir das diversas possibilidades de leitura e aprendizagem que as mídias virtuais podem trazer para o trabalho escolar e nosso dia a dia em modo geral.2 - ANALISES

A carta, meio de comunicação pessoal imprescindível, leva a interação entre duas ou mais pessoas, pois pode ser escrita ou lida colaborativamente, sendo que, no geral, é enviada de um indivíduo a outro. É uma forma de comunicação muito presente nas obras literárias, o que seria dos apaixonados protagonistas dos grandes romance se não fossem as cartas e os bilhetesrecebidos para amenizar a falta que um fazia ao outro?

Itabira 01 de Janeiro de 2010
Querido Wedson

sou eu quem tem a agradecer o tempo que me dedicas, a gentileza das tuas palavras e o carinho que manifestas por mim.
Você é muito importante em minha vida, não se esqueça!
Obrigada!!
Adriana Márcia

Estrutura:
Cidade: ItabiraEmissor: Adriana
Destinatário: Wed
Mensagem: Agradecimento, afetividade.
Data: 01 de Janeiro de 2010

Esta carta é uma forma de agradecimento e gratidão, manifestação de carinho e desejo de continuidade expressado um pelo outro.

O bilhete, assim como a carta, mantém esse elo na comunicação escrita. Sendo mais breve, objetivo e com linguagem simples, auxilia em todos os momentos denossas vidas e são incansavelmente utilizados pelas criançaspara nos transmitir principalmente seus sentimentos e desejos.
[pic]

Estrutura:
Emissor: mesa ao lado
Receptor: as meninas
Mensagem: Cantada, tentativa de sedução.
Este bilhete mostra o interesse de uma pessoa que esta em uma certa mesa por outra (s) na mesa ao lado de uma maneira cômica e criativa.

Esses gêneros -bilhete e carta - com a evolução da escrita e da tecnologia, dão origem a outros gêneros, entre eles o e-mail, hoje, um dos mais utilizados na transmissão de mensagens.
É com o surgimento do e-mail – correio eletrônico – que fica enraizado em nossa cultura o e-mail – mensagem eletrônica. Esse novo gênero passa a fazer parte da vida das pessoas
De rápida transmissão e baixo custo, o e-mailainda possui as vantagens de ser copiado, encaminhado, re-usado. Outras características marcantes desse gênero são a falta de formalidade (na maioria das vezes), o não-uso de muitas das regras ortográficas e a transformação de um receptor passivo em um participante ativo na troca de mensagens.
e-mail é:
Um gênero eletrônico escrito, com características típicas de memorando,bilhete, carta, conversa face a face e telefônica, cuja representação adquire ora a forma de monólogo ora de diálogo e que se distingue de outros tipos de mensagens devido a características bastante peculiares de seu meio de transmissão, em especial a velocidade e a assincronia na comunicação entre usuários de computadores.
Sendo um gênero que se aproxima de tantos outros, o e-mail não...
tracking img