Generos textuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 10 (2379 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 15 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LEITURA: A ARTE DE INTERPRETAR TEXTOS

Considera a linguagem como lugar de interação humana, de interlocução, entendida como espaço de produção de linguagem e de constituição de sujeitos. Nesta concepção, a língua não está pronta de antemão, dada como um sistema de que o sujeito se apropriaria para usá-la, mas é (re)construída na atividade de linguagem.Estratégia de leitura consiste em ativar o conhecimento prévio que temos sobre todos os aspectos envolvidos na leitura para selecionar as informações que possam criar o contexto de produção de leitura, garantindo, assim, sua fluência e refere-se a conhecimento sobre o assunto, sobre o gênero, sobre o portador onde foi publicado o texto (jornal, revista, livro, folder, panfleto, folheto etc.);sobre o autor do texto, sobre a época em que foi publicado, ou seja, sobre as condições de produção do texto a ser lido.
A leitura é a arte de interpretar textos nas entrelinhas, não sendo apenas para se extrair informações decodificar letra por letra, ou palavra por palavra.
É uma atividade de seleção, antecipação, inferência sem as quais não se torna capaz de interpretar o que está sendolido.
O foco no texto exige do leitor a interpretação de modo amplo e claro em suas linhas, é a concepção da língua como código, ou seja, o leitor/ouvinte é visto como produto de codificação de um emissor, bastando a este o conhecimento do código.
O foco no autor, o leitor terá de reconhecer a palavra e a estrutura do texto. Dessa maneira, a leitura é uma atividade responsável pelacaptação das idéias do autor.
A interação de autor-texto-leitor, espera que o leitor concorde ou não com as ideias do autor, completando-as, adaptando-as e podendo proporcionar ao leitor a compreensão do texto e ao mesmo tempo tirar desta compreensão as respostas que forçosamente é produzida por ela.
De acordo com as autoras, é correto afirmar que não existe somente uma leitura e umsentido para o texto, mas uma pluralidade de leituras e sentidos. É essencial destacar que a prática da escrita e leitura só é possível dentro de um contexto de produção e de um contexto de uso.

Gêneros presentes em publicações de grande circulação e suas características

a) Revista: Veja São Paulo
Texto 1: Anúncio Publicitário
Análise do texto:

Os anúncios publicitários sãotextos comerciais, ou seja, tem por objetivo vender um produto ou uma marca. Por esse motivo, são textos inteligentes, estratégicos, criativos e repletos de recursos linguísticos muito bem utilizados para atingir seus objetivos: convencer, persuadir, induzir.
Chamada: É a frase utilizada para atrair a atenção do leitor e despertar o interesse dele pelo restante do anúncio. Para isso deve sersucinta, rápida e envolvente. Geralmente fica na parte superior do anúncio em letras maiores ou destacadas.
A chamada é a qual deve ser inserido a criatividade, a ”sacada” no jargão jornalístico.
“Para ganhar até 4 milhas¹ por dólar gasto ligue 4001-4620 e peça ² o novo Credicard Exclusive.”

Ilustração: Composta de imagens e gravuras. Serve para ilustrar o texto, deixando o leitormais próximo de imaginar aquela situação. As cores utilizadas estão diretamente ligadas às estratégias de convencimento. Na imagem do anúncio podemos ver que existe muitas figuras ao fundo que ilustram vários lugares do mundo, que nos faz imaginar a situação de ganhar “...até 4 milhas¹ por dólar gasto...”.

Texto: Caracteriza-se por ser a expressão do tema, éo desenvolvimento da idéiacontida na chamada e tem como finalidade divulgar um produto. Enquanto a chamada deve ser criativa, irreverente, o texto tende a ser mais objetivo. No texto do anúncio a ideia é de que além dessas informações, poderemos acessar outras através do Twitter e Facebook.
“Credicar Exclusive é o único cartão de crédito que dá até 4 milhas¹ por dólar gasto. E para você aproveitar ainda mais essa vantagem...
tracking img