Generos de textos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 ORGANIZAÇÃO DO TEXTO E IDÉIA CENTRAL
 Um texto para ser compreendido deve apresentar idéias seletas e organizadas, através dos parágrafos que é composto pela idéia central, argumentação e/ou desenvolvimento e a conclusão do texto.
 Podemos desenvolver um parágrafo de várias formas:
 Declaração inicial;  Definição; Divisão; Alusão histórica.
 Serve para dividir o texto em pontos menores,tendo em vista os diversos enfoques. Convencionalmente, o parágrafo é indicado através da mudança de linha e um espaçamento da margem esquerda.
 Uma das partes bem distintas do parágrafo é o tópico frasal, ou seja, a idéia central extraída de maneira clara e resumida.
 Atentando-se para a idéia principal de cada parágrafo, asseguramos um caminho que nos levará à compreensão do texto.

Texto -tipos e gêneros
Texto - tipos e gêneros
O texto tem organização e estrutura próprias que definem o seu sentido - e é o sentido do texto que estabelece a comunicação entre dois sujeitos: destinador e destinatário. Portanto, o texto é um todo com significado e com o objetivo de comunicação.
Texto
Existem várias definições para texto. É fundamental saber que um texto é uma ocorrência linguísticadotada de certa formalidade, o que lhe dá sentido e lhe permite exercer a sua função sóciocomunicativa. Os estudos mais comprometidos com o texto fazem parte da Linguística Textual. Esse ramo da ciência linguística pode levar o estudo para além da frase e até além do próprio texto.
Um texto tem que ter uma estrutura tal que, ao longo do seu percurso, a relação entre seus elementos sejam mantidas.Estas são as relações de coesão e coerência, sem as quais o texto perde o seu sentido ou se torna monótono. Conforme a função à qual se destina, o texto fica enquadrado num certo tipo de gênero.
Tipos de textos
O tipo de texto é determinado pelo modo de se estabelecer a interação entre texto e leitor. Isso significa que o tipo é caracterizado pela natureza linguística de sua construção teórica,ou seja, por seus tempos verbais, aspectos lexicais e sintáticos, relações entre seus elementos. Os principais tipos textuais são:
descritivos, dissertativo, narrativo, argumentativo, expositivo, injuntivo.
Os gêneros de textos
Se o tipo é organizado pelos seus elementos formais, o gênero é caracterizado pelo seu estilo, pela sua função sociocomunicativa, ou seja, para o fim a que se destina.Surgem, pois, vários gêneros (orais e/ou escritos):
bula de remédios, bilhete, narrativas, artigos de opinião, crônicas, romances, receitas, classificados, reportagens jornalísticas, carta pessoal, carta comercial, catálogos, lista telefônica, telefonema, email, cardápio, chat, manual de instruções, resenha, outdoor, plano de aula, aula virtual, resumo, charge, boletim de ocorrência, edital deconcurso, relatório, piada, conversação comum, conferência, sermão, romance, biografia, horóscopo, reunião, etc.
Tipos e gêneros podem conviver num mesmo texto. Assim sendo, um texto, por exemplo, do gênero carta, pode ser do tipo narrativo, argumentativo, etc. Um romance pode trazer trechos descritivos, embora seja predominantemente narrativo. Numa bula de remédio estão presentes três tipos:descritivo, dissertativo e injuntivo. Na fábula, o narrativo e argumentativo. Concluímos que, um mesmo tipo de texto pode ocorrer em vários gêneros.

 OS TIPOS DE TEXTO
 Basicamente existem três tipos de texto:
 Texto narrativo;
 Texto descritivo;
 Texto dissertativo.
 Cada um desses textos possui características próprias de construção.
 DESCRIÇÃO
Descrever é explicar com palavras o que seviu e se observou. A descrição é estática, sem movimento, desprovida de ação. Na descrição o ser, o objeto ou ambiente são importantes, ocupando lugar de destaque na frase o substantivo e o adjetivo.
 O emissor capta e transmite a realidade através de seus sentidos, fazendo uso de recursos lingüísticos, tal que o receptor a identifique. A caracterização é indispensável, por isso existe uma...
tracking img