Genero e sexualidade na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4081 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO NA PRÁTICA DOCENTE
Patrícia Edióne da Silva – UEPB - edionne.jp@hotmail.com
Maria do Socorro Araújo de Arruda – UVA/ PMCG – corrinhaalf@yahoo.com.br

1. Introdução
Apesar das transformações no currículo dos cursos de Pedagogia e do surgimento de vários estudos e debates acerca da questão de gênero e sexualidade infantil, aindaencontramos muitos (as) educadores (as) com dificuldades em lidar com esses temas. Dificuldades essas, decorrentes da falta de conhecimento mais reflexivo sobre as temáticas, da falta de interesse em buscar e analisar as informações teóricas a fim de melhorar a prática em sala de aula. Sabemos que as crianças são seres questionadores, possuindo várias maneiras de expressarem suas dúvidas, como atravésdas brincadeiras, gestos, desenhos, entre outras. Com isso o/a professor (a) percebendo as manifestações das crianças deve buscar aprofundar seus conhecimentos relacionados aos temas em questão para que possa atuar de maneira significativa frente às curiosidades infantis. Segundo os PCN’s, o tema sobre sexualidade deve ser abordado de maneira a fazer esclarecimentos sem que haja invasões deprivacidade.
Sentindo a necessidade de buscar fazer existir uma abordagem mais relevante ligada as questões de gênero e sexualidade no meio escolar, procuramos compreender o que entendem e como os/as educadores (as) lidam com essas questões em sua prática docente. Diante disso, o presente artigo, fruto da pesquisa realizada para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso dePedagogia pelo Departamento de Educação do Centro de Educação da UEPB. Tem como objetivo refletir sobre como está sendo abordado, em sala de aula, as relações de gênero e sexualidade infantil, em uma instituição privada do município de Remígio – PB. Procuramos de modo específico, observar o cotidiano na escola, intencionando analisar a relação professor (a) e alunos (as) sobre as questões de gêneroe sexualidade na prática docente.
Buscamos envolver nesta pesquisa 3 educadoras sendo 2 (O e P) de uma turma da Educação Infantil – pré escola (Infantil V) com 30 crianças sendo 13 meninas e 17 meninos; e 1(Q) de uma turma do Ensino Fundamental (1º ano) com 25 crianças sendo 10 meninos e 15 meninas, incluídos (as) na faixa etária de 5 a 6 anos de idade. Com relação às docentes, duas estãocursando ensino superior, P em Letras- português com 10 meses de atuação em sala de aula; Q possui formação no magistério, é graduanda em Pedagogia, tem 8 anos em sala de aula; e O graduada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia, tem 10 de sala de aula.
Alguns aspectos deste trabalho encontram-se respaldado teoricamente a luz de Kramer (1999), de documentos que norteiam o trabalho educacional naEducação Infantil, como os PCN’s (2001) e o RCNEI (1998), e Souza e Carvalho (2003), os quais nos auxiliaram na análise dos dados obtidos, permitindo-nos constatar que as professoras não apresentam atitudes voltadas para gênero e sexualidade no cotidiano escolar, no fazer pedagógico, verificando nitidamente insegurança e tabus sobre o tema, deixando em algumas ocasiões ausência, por parte daseducadoras, de alguns valores e conhecimentos em proporcionar para os/as alunos (as) respostas referentes a algumas indagações em sala de aula quando questionadas sobre o corpo.
2. Educação Infantil
De acordo com a Lei nº 9394/96, a Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, tendo como objetivo desenvolver a criança de zero a seis anos de idade em todos os seus aspectos: físico, motor,psicológico, intelectual e social, partindo do ato de complementar a ação familiar. Desta forma consideramos que, o momento da infância nessa fase deve ser responsavelmente, planejado, respeitado e inovado. Para isso os/as profissionais da educação precisam estar capacitados, tendo em mente as funções básicas do seu trabalho nessa modalidade de ensino que é cuidar envolvendo o educar. Como nos...
tracking img