Dentifricios

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (279 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dentifrícios

Foram encontrados manuscritos egípcios datados do século lV a.C, onde misturavam sal, pimenta, folhas de menta e flores de íris, para obter um produto delimpeza para os dentes.
Na Roma antiga, utilizavam pedra pomes em pó, casca de ovo torradas, chifre de veado, camundongos, lagartos, cascas de frutas queimadas e moídas, talco, mel,flores secas, até urina.
Antes do século XlX, já era utilizada a escova com água, depois foram adicionados produtos para se fazer a higiene dental.
Os dentifrícios,inicialmente eram produções caseiras de giz, tijolo e carvão pulverizados e sal.
Com o final da Segunda Guerra, os produtos se desenvolveram e o boom foi na década de 60, quando sedesenvolveu o Lauril Sulfato de Sódio, como detergente e o Pirofosfato de Cálcio como abrasivo. Em 1964, o Monofluorofosfato de Sódio (MFP), também foi adicionado nas pastas, com aaprovação da ADA. Da mesma forma que os componentes evoluíram, suas embalagens também, até chegarmos a embalagens de plástico, utilizadas atualmente, totalmente recicláveis. Odesign ainda sofrerá modificações, em tamanhos e formas, ocupando menos espaço e aproveitando melhor todo o conteúdo da embalagem.
Dentifrício “é uma substância que é utilizadacom uma escova dental, para limpar as áreas acessíveis da superfície dentária, polir o dentes, remover manchas extrínsecas, melhorar a saúde da gengiva e reduzir os odoresbucais, além de tornar agradável a escovação”, é o que dizem Bastos et al em 1985.
Os dentifrícios podem ser considerados cosméticos, quando apenas limpam os dentes após as refeiçõese deixam um bom hálito; ou terapêuticos/ medicamentosos, podendo ser fluoretados ou não fluoretados, atuando no controle e profilaxia da cárie dental, e/ou da doença perodontal.
tracking img