Genero relatar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (856 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução


Este trabalho visa um maior conhecimento sobre as diversas formas de discurso, e um aprofundamento no gênero do relatar, e como estas podem ser reconhecidas. No estudo dalíngua portuguesa observamos que a análise de textos assumiu características mais amplas do que se conhecia anteriormente, não sendo uma análise isolada, mas observando o contexto.
Os principaisassuntos abordados neste trabalho são os aspectos intrínsecos do texto, a forma de abordagem do autor sobre o tema, classes gramaticais que merecem destaque no artigo, a leitura da sociedade gaúcha emque a reportagem foi escrita, a estrutura típica do texto.












































2. Desenvolvimento

A estrutura danotícia de jornal traz um relato, em que o autor aborda o assunto de uma parcela completiva no salário dos professores, vinculada no jornal Zero Hora de 27/04/2012, diário de grande circulação no estado doRio Grande do Sul.
A linguagem empregada no texto é impessoal, e o autor utiliza-se de vários dados, tornando a reportagem elucidativa e muito didática, não deixando dúvidas acerca do tema. Aclasse gramatical mais utilizada no artigo é o substantivo, seguida dos verbos, por se tratar de um texto informativo, traz uma linguagem denotativa e fortemente embasada, como trato a seguir.As orações do texto são formuladas de modo a enriquecer o texto com números, percentuais, estatísticas e outros recursos para maior compreesão do público leitor, no entanto, o objetivo deste artigo dojornal além de informar sobre o assunto visa nas entrelinhas aumentar a cultura do leitor, esclarecer, e notamos isto na totalidade do jornal. A estrutrura da reportagem é bem informativa, trazformas, gráficos, dados estatísticos, chama a atenção do leitor, faz comparações com outros estados e a atual situação salarial destes estados.
Esclarece que esta parcela proposta à ser paga...
tracking img