Etimologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (408 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ETIMOLOGIA DE CONSCIÊNCIA
É palavra de origem latina, como regista José Pedro Machado no Dicionário Etimológico: conscientia: ”conhecimento que se tem de alguma coisa na companhia de, conhecimentoem comum; profundo conhecimento que se tem de si próprio, sentimento íntimo; em sentido moral, sentimento íntimo de qualquer coisa, claro conhecimento interior; sentimento, consciência (com ideia debem ou de mal); má consciência, remorso”. Segundo o mesmo autor, a forma mais antiga, em português, é conçyencia (séc. XIV), que evoluiu para conciência e, depois, para consciência (forma utilizada porCamões, n'"Os Lusíadas", séc. XVI, e, finalmente, para a versão moderna: consciência.
FONTE (CARLOS,José.Site http://ciberduvidas.pt/perguntas/get/284993 Acesso feito dia 14 de Fevereiro de 2013)ETIMOLOGIA DE ALIENAÇÃO
A palavra alienação vem do latim alienus, que veio a dar “alheio”,significando "o que pertence a um outro".
No domínio do direito, a alienação designa o ato de transferência daposse ou do direito de propriedade de alguma coisa para outrem, seja por doação seja por venda. No domínio da psiquiatria, a alienação era, até há algum tempo – há hoje tendência para abandonar otermo -sinónimo de doença mental grave, envolvendo a perda da noção quer da identidade pessoal quer da realidade.
No domínio estritamente filosófico, o tema da alienação é trazido para primeiro plano porHegel e retomado, posteriormente, por Feuerbach, por Marx – cuja formulação é, sem dúvida, a mais conhecida– e, já no século XX, por autores como Luckács, Marcuse ou Sartre,que tendem, no entanto, adar ao termo um sentido marcadamente hegeliano, de “objetivação” ou “reificação”. Comum a todos estes filósofos – e não somente a Hegel e a Marx, como especifica Wood –,é a ideia de que “a alienaçãorefere-se, fundamentalmente, a uma espécie de actividade na qual a essência do agente é afirmada como algo externo ou estranho a ele, assumindo a forma de uma dominação hostil sobre o agente.”
FONTES...
tracking img