General motors

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1535 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Este trabalho visa analisar a história da General Motors, uma das maiores empresas automobilísticas do mundo, é composta por grandes marcas como a Chevrolet, Cadillac, Buick, GMC, e outras que foram vendidas ou desativadas como a Pontiac. Entretanto, vem sofrendo com crises financeiras e com risco de falência. Abordará também as estratégias usadas pela a empresa GeneralMotos na tentativa de reverter o quadro de altos e baixos, seus erros e acertos ao longo de sua trajetória.

1.2. Qual deveria ser a estratégia da GM?

A GM sofreu por diversas vezes enormes prejuízos, por decisões tomadas consideradas incorretas e estratégias inadequadas.
Com a crise do petróleo, avanço das marcas japonesas e uma queda nas vendas, a GM amargou em 1980 seu primeiro prejuízo,cerca de U$ 750 milhões, fazendo assim o início de uma reorganização interna.
Para tentar alavancar suas vendas, a GM apostou na produção de carros com motores a diesel, por causa da disparada do petróleo, no entanto sem um estudo prévio e testes de verificação, o investimento não deu certo, com os motores convertidos barulhentos demais, jorrando muita fumaça e quebrando constantemente,contribuiu com a imagem de produzir carros não confiáveis. Logo depois, com o desejo de reduzir custos de produção deixou os carros muito parecidos, o fato ficou claro com o lançamento do Cadillac Cimmaron que usava o mesmo estofado que equipava o bem mais barato Chevrolet Cavalier. A estratégia de compartilhar plataformas e peças facilitou a produção, mas acabou com a distinção das marcas da empresa, oque foi um desastre para a imagem da empresa.
Fez altos investimentos, na tentativa de transformar a companhia em gigante de tecnologia, comprando a Hughes Aircraft por U$ 5,2 bilhões e a sueca Saab, onde a GM não lucrou um dólar sequer com a aquisição. A idéia era avançar e crescer. Nessa ocasião, em vez de reduzir a produção, a GM estimulou a sua fabrica a produzir mais.
Todas essadecisões resultaram em menor participação no mercado, encalhes de veículos nas concessionárias e perda de U$ 4,5 bilhões.

1.2. A crise da GM e seu gerenciamento

O principal motivo da crise da GM foi sua administração precária, a empresa se expandiu e criou muitas subdivisões para suas várias marcas contrariando a tendência de mercado que era a de simplificar o máximo possível o gerenciamento e aprodução, ao longo dos anos isso acabou criando um emaranhado de problemas que culminou com a crise. Para se evitar a queda e frear a perda de mercado a empresa teve que abandonar várias de suas marcas, fechar muitas montadoras o que ocasionou na demissão de muitos empregados.
A GM investia muito para se tornar mais competitiva, e gastava mais do que vendia, atualmente cerca de 60% da empresapertence ao tesouro Norte-Americano devido ao grande volume de dinheiro que o mesmo injetou para evitar a falência da empresa.
A GM deveria antes de tomar atitudes desconcentradas e atrapalhadas, ter o conhecimento do que está acontecendo em toda a empresa para descobrir onde estão as falhas para então procurar solucioná-las e ela deve ter claros seus objetivos e divulgá-los a todos oscolaboradores de empresa adotando uma política única e objetiva, estruturando melhor seus departamentos e controlar o grau de burocracia necessária em cada um deles.
Em crise, a GM ao invés de pegar mais bilhões de empréstimos com o governo, para acelerar a produção na tentativa de manter-se no mercado, deveria frear a produção dos segmentos que encalham e não dão lucro, cortar gastos com investimentosdesnecessários só para alavancar a imagem da marca, antes de investir, avaliar os prós e contras da nova aquisição, para não gastar em empreendimentos duvidosos e não ter retorno algum.

2- HISTÓRICO DA GM

Criada em 1908, com sede em Detroid, nos Estados Unidos, cuja principal área de negócios é a fabricação de automóveis, foi por muitos anos a maior montadora automobilística do mundo,...
tracking img