Dislexia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE – Unifebe
CRISLEINE CASAGRANDE
DOUGLAS HAMES DE MOURA
RODRIGO HORNER
WILLIAN NASCIMENTO DA SILVA

DISLEXIA (APRESENTAÇÃO)

BRUSQUE
2008
APRESENTAÇÃO

Boa noite

Somos alunos do curso de Administração 1 fase; Crisleine Casagrande
Douglas Hames de Moura, Rodrigo Horner e Willian Nascimento da Silva.
Nossa pesquisa abrange um tema um poucodesconhecido, DISLEXIA, ou Distúrbio de Aprendizagem.
Alguém sabe o que é dislexia? quais os tipos de dislexia??Existe cura para essa doença??
Definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. Pesquisas realizadas em vários países mostram que entre 5% a 17% da população mundial é disléxica.
Aocontrário do que muitos pensam, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária (Pai p/ filho) com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico.
Por esses múltiplos fatores e inúmeros tipos, é que a dislexia deve ser diagnosticada por uma equipe multidisciplinar(Vários especialistas). Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.
A complexidade do entendimento do que é Dislexia, está diretamente vinculada ao entendimento do ser humano: de quem somos; de como aprendemos. Isso quer dizer que podemos ser umexperte em algo e um zero a esquerda em outro, bem mais simples.No Brasil, a mídia, as poucas vezes em que aborda esse grave problema, somente o fazem de maneira parcial, quando não de forma inadequada e, mesmo, fora do contexto global das descobertas atuais da Ciência. Dislexia é uma causa ainda ignorada de evasão escolar em nosso país, e uma das causas do chamado "analfabetismo funcional" que,por permanecer envolta no desconhecimento, na desinformação ou na informação imprecisa, não é considerada como desencadeante de insucessos no aprendizado.

O Dr. Norman Geschwind, M.D., professor de Neurologia da Harvard Medical School, entre outras funções, pesquisador que assumiu a direção da pesquisa neurológica em Dislexia, após a morte do pesquisador pioneiro, o Dr. Samuel Orton, afirmaque a falta de consenso no entendimento do que é Dislexia, começou a partir do termo criado para nomear essa dificuldade de aprendizado; no latim; dys, significa dificuldade; e lexia, significa palavra. Mas na derivação grega de Dislexia, que está à significação Coerente do termo: dys, significando imperfeito, isto é, uma função anormal ou prejudicada; e lexia que significa linguagem como um todo.Dificuldades no aprendizado da leitura, em diferentes graus, é característica evidenciada em cerca de 80% dos disléxicos.

Dislexia, antes de qualquer definição, é um jeito de ser e de aprender; reflete a expressão individual de uma mente, muitas vezes genial, mas que aprende de maneira diferente.

TIPOS DE DISLEXIA

DISGRAFIA

Existem varias teorias sobre as causas da Disgrafia; a maiscomum delas aborda o processo de integração dos sentidos, visão com a coordenação do comando cerebral do movimento.

Razão porque se torna extremamente difícil para o disléxico aprender a escrever pela observação da seqüência de movimentos ensinada pelo professor.

DISCALCULIA

Pessoas disléxicas, com freqüência, são bem dotadas em matemática. Elas têm habilidades de visualização em trêsdimensões, que as ajudam a assimilar conceitos mais clara e rapidamente que pessoas não disléxicas. Por isto, também é relativamente comum que esses disléxicos possam resolver complexos problemas matemáticos mentalmente, mesmo que não sejam capazes de decompor esse calcúlo em suas etapas respectivas. E, embora com essa habilidade ímpar, e por causa deste mesmo processo de aprendizado diferencial em...
tracking img