Geertz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2125 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GEERTZ, CLIFFORD. (Resenha)
GEERTZ, Clifford. Uma descrição densa: por uma teoria interpretativa da cultura. In: _____ A interpretativa das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. capitulo 1.

Evandro Ramos dos Santos
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação
Aluno de especialização em Metodologia do Ensino Superior, Pesquisa e Extensão em Educação, UNEB.

O antropólogo norte-americanoClifford Geertz, San Francisco, Califórnia, 1926. Antes de se deixar influenciar pela antropologia, graduou-se em filosofia e inglês. Obteve seu Phd em antropologia em 1956, desde então realizou profundas pesquisas de campo que deram origem à cerca de 18 publicações em forma de ensaios.

Suas pesquisas contemplam a Indonésia e Marrocos, mas foi o descontentamento com os métodos disponíveis à épocade seus estudos, que lhe apresentava excessivamente abstratos e distante da realidade encontrada, que o levou a questionar a prática metodológica existente e a elaborar um novo método de análise antropológica.

O pensamento antropológico de Geertz causou o maior impacto na pós-modernidade tanto para antropologia como para outras ciências sociais como a psicologia, história e a teoria literária.Ele é o fundador da chamada antropologia hermenêutica ou interpretativa.

Geertz inicia o seu ensaio crítico aos métodos modernos aplicados às ciências social, em particular ás investigações antropológicas, questionando a força com que certas idéias surgem no panorama intelectual, a forma como elas se instalam excluindo idéias anteriormente existentes. Tornam-se absolutas na resolução de quasetodos os problemas levantados dentro da investigação científica.

Quando essas idéias se encontram no nível de familiarização científica, ou seja, dogmatizadas, tornam-se partes de suprimento geral de conceitos já estabelecidos. Nesse nível parece possível haver uma comparação das suas reais dimensões, do exagero de sua apropriação e exploração.

Nesse ínterim, surgem então questões dedesenvolvimento de conceitos limitados provinientes da extensão da aplicação ampla de dessas ideais dogmatizadas e absolutas. Conceitos que aplicados às necessidades de investigação cientificas, principalmente em áreas de ciências sociais, não conseguem fundamentar de modo justo uma análise abrangente do fenômeno estudado.
Ainda nesse nível, é possível que essa extensão ou aplicação seja reduzida por seperceber que tal conceito não se aplica a todos os problemas fundamentais, nem mesmo a questões como estas aqui apontadas.

O autor afirma não saber “se é exatamente dessa forma que todos os conceitos científicos se desenvolvem”. Porém, ele parece deixar claro ser este um dos seus argumentos para enfatizar os padrões pelos quais se desenvolvem os conceitos de cultura “em torno do qual surgiutodo o estudo da antropologia” e, em que ambos; a matéria e o próprio antropólogo têm se preocupado, principalmente no presente ensaio “em limitar, especificar, enfoca e conter” o “[...] conceito cultura a uma dimensão justa, que realmente assegure a sua importância contínua em vez de debilitá-la”.

Em seus questionamentos, Geertz lista alguns de conceitos de cultura analisando os casos de EdwardBurnett Tylor, antropólogo britânico que no século XIX realizou estudos que deram origem ao conceito de animismo (teoria que considera a alma simultaneamente princípio de vida orgânica e psíquica), aplicado desde então a todas as religiões primitivas, cujos conceitos ele intitula de mais famoso e mais complexo e, mesmo reconhecendo essas qualidade o classifica de mais confuso que esclarecedor; citaClyde Kluckhohn onde em cerca de 27 páginas de capitulo de seu livro busca uma conceituação para cultura e apresenta 11 definições, o que o autor chama de difusão teórica, ecletismo (presença de correntes de pensamentos diferentes tentando harmonizar-se).

Diante da confusão e diversidade de conceitos apresentados, Geertz não esboça escolha nem de uma outra definição, ele apresenta suas...
tracking img