Gastrite

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (472 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
( By Guydon and Hall )

Gastrite é a inflamação da mucosa gástrica. É muito comum na população como um todo principalmente nos anos mais tardios da vida adulta.
A inflamação da gastrite pode serapenas superficial e, por tanto, não muito prejudicial, ou pode penetrar profundamente na mucosa gástrica, em muitos casos crônicos causando atrofia quase completa da mucosa gástrica. Em alguns casosa gastrite pode ser muito aguda e grave, com escoriação ulcerativa da mucosa gástrica pelas secções pépticas do próprio estômago.
Pesquisas recentes sugerem que boa parte dos casos de gastrite écausada por causa de uma infecção bacteriana crônica da mucosa gástrica. Tal infecção pode ser tratada com sucesso pela administração de um esquema intensivo de medicamentos antibacterianos.
Além disso,a ingestão de algumas substâncias tem efeito irritativo, podendo ser bastante lesiva para a mucosa de proteção gástrica, isto é, para as glândulas produtora de muco viscoso e para junções fechadasepiteliais entre células do revestimento gástrico, causando frequentemente formas graves de gastrite aguda ou crônica. Dessas substancias, as duas mais comuns é o álcool e a aspirina.
Atrofia Gástrica-Em muitas pessoas que apresentam gastrite crônica, a mucosa gradualmente se atrofia até restar pouca ou nenhuma atividade das glândulas gástricas. Acreditam se também que algumas pessoas desenvolvemauto-imunidade contra sua própria mucosa gástrica, oq eu acaba por levar a atrofia gástrica. A perda das secreções gástricas na atrofia do estômago causa acloridria e , ocasionalmente, anemiapreniciosa.
O termo aclorídria significa simplesmente ausência de secreção de ácido clorídrico pelo estômago. Em geral, quando o ácido não é secretado, a pepsina também não é secretada, e , ainda que oseja, a ausência de ácido impede seu funcionamento por que a pepsina exige meio ácido para sua atividade. Assim quando a aclorídria, obviamente ocorre quase perda total a função digestiva do estômago....
tracking img