gasolina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (511 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de agosto de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
2. Objetivo

Reconhecer a presença da Química no controle de qualidade.
Determinar o teor de álcool em uma amostra de gasolina e verificar-se se as mesmas estão dentro das normas técnicas e emperfeitas condições de uso.

3. Introdução

A gasolina é um combustível fóssil produzida a partir do petróleo. É formada, principalmente, por hidrocarbonetos. Porém, possui também em sua composição (empequena quantidade): produtos oxigenados, enxofre, compostos metálicos e de nitrogênio. 
De acordo com Feltre (2000), Peruzzo e Canto (1999) um componente presente exclusivamente na gasolina brasileiraque merece destaque especial é o etanol. Seu principal papel é atuar como antidetonante; em substituição ao chumbo tetraetila, que está sendo banido devido à sua elevada toxicidade.
No Brasil, aAgência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é o órgão responsável pela regulamentação e fiscalização da qualidade desse combustível, e especifica dois tipos de gasolinas, a tipo A, queé obtida diretamente nas refinarias, não sendo permitida sua venda em postos de combustíveis no Brasil, e a tipo C, que é obtida a partir da mistura da gasolina tipo A com a adição de álcool etílicoanidro combustível, que é a comercializada no varejo. A quantidade de etanol presente na gasolina deve respeitar os limites estabelecidos pela Agência Nacional do Petróleo; teor entre 22% e 26% emvolume.
Segundo DAZZANI, Melissa; CORREIA, Paulo R.M.; OLIVEIRA Pedro V., Marcondes, Maria Eunice R.; a falta ou excesso de álcool em relação aos limites estabelecidos pela ANP compromete a qualidade doproduto que chega aos consumidores brasileiros.

4. Materiais e Métodos

4.1 Vidrarias
Proveta de 100 mL
Bastão de vidro

4.2 Reagente

Água (H20) 50 mL
Gasolina comum 50 mL

5. Procedimentoexperimental

Colocou-se 50 mL de gasolina comum em uma proveta de 100 mL e, em seguida, adicionou-se água (H2O), na mesma proveta. Agitou-se a mistura utilizando um bastão de vidro.
6. Resultados e...