Gases

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gases

Em Física, gás é um dos estados da matéria, não tem forma e volume definidos, e consiste em uma coleção de partículas (moléculas, átomos, íons, elétrons, etc.) cujos movimentos sãoaproximadamente aleatórios.

Características físicas

Devido a natureza elétrica das partículas acima mencionadas, um campo de força é presente em todo o espaço à sua volta. As interações entre estescampos de força de uma partícula para a próxima dão origem as forças intermoleculares. Dependentes da distância, estas forças intermoleculares influenciam o movimento dessas partículas, e conseqüentemente,suas propriedades termodinâmicas. À temperaturas e pressões características de muitas aplicações, essas partículas são normalmente muito separadas. Esta separação corresponde a uma força atrativamuito fraca. Como resultado, para muitas aplicações esta força intermolecular torna-se insignificante.
Um gás também apresenta as seguintes características:
Densidade relativamente baixa e viscosidadecomparável a dos estados sólido e líquido.
Volume muito sensível as mudanças na temperatura ou pressão, por isso o termo "compressíveis".
Difusão rápida, espalhando-se rapidamente, de forma adistruibuir-se homogeneamente e preencher totalmente qualquer recipiente.
[editar]Pressão
Ver artigo principal: Pressão
Ao descrever um recipiente de gás, o termo pressão (ou pressão absoluta) refere-sea razão entre a força média que o gás exerce na superfície do recipiente e a área dessa superfície. Dentro deste recipiente, às vezes é mais fácil visualizar as partículas de gás movendo-se em linhasretas até colidirem com o recipiente (conforme o diagrama na introdução). A força aplicada por uma partícula de gás dentro do recipiente durante esta colisão é a mudança de momento linear (o produtoda massa e velocidade) desta partícula.[1] Note-se que durante uma colisão apenas a componente normal da velocidade muda, e portanto, uma partícula viajando paralela à parede nunca tem seu momento...
tracking img