Gases refrigerantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gases Refrigerantes

Também chamados de fluídos refrigerantes, os gases refrigerantes, são produtos químicos responsáveis pelas trocas térmicas de climatização e refrigeração. Os mesmos são capazesde transformar tanto líquido em gás, como também gás em líquido, absorvendo calor e assim resfriando o ambiente.
Entre 1800 e 1929 os gases utilizados para fins de refrigeração eram gases tóxicos: aamônia (NH3), cloreto de metil (CH3Cl) e dióxido de enxofre (SO2). Na década de 1920, ocorreram muitos acidentes fatais em função de vazamento de cloreto de metil em refrigeradores industriais e atémesmo residenciais, então em 1926, Thomas Midgley, Jr. E Charles Franklin Kettering formularam uma combinação de gases que foi chamada de Freon.
Aqui nascem alguns dos CFC's. Os CFC's são um grupode combinações orgânicas que contêm o carbono, flúor, e, em muitos casos, outros elementos halogênios (especialmente cloro) e hidrogênio. São incolores, inodoros, não inflamáveis, não são corrosivos oulíquidos. A primeira patente para a fórmula de gases de refrigeração foi obtida pela empresa Frigidaire em dezembro de 1928.
A partir da sua criação os CFC's foram liberados na atmosfera duranteanos de uma forma despreocupada, já que até então, eles eram considerados gases estáveis e seguros. A partir de 1980 alguns estudos apontaram esses gases como sendo os responsáveis por graves danos nacamada de ozônio do nosso planeta.
Hoje no mercado trabalhamos com três famílias de fluidos; são elas os CFSs, HCFCs e HFCs. Os CFCs são refrigerantes a base de CLOROFLUORCARBONOS, ou seja, nãopossuem a molécula de CLORO sendo extremamente agressivos a Camada de Ozônio. Ex: R11, R12, R502.
Os HCFCs são refrigerantes a base de HIDROCLOROFLUORCARBONOS, ou seja, por possuírem uma molécula deHidrogênio são bem menos agressivos a camada de ozônio. Ex: R22, R401A/B, R409A, R408a, R402A/B.
E por últimos os HFCs são HIDROFLUORCARBONOS, e desta forma não possuem a molécula de cloro e não agridem...
tracking img