Gases nobres

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Um gás nobre (também conhecido por gás raro) é um membro da família dos gases nobres da Tabela Periódica. O termo “gás nobre” vem do fato que, do ponto de vista humano, nobre é aquele que geralmenteevita as pessoas comuns. Do mesmo modo, a característica destes gases é de não combinarem com os demais elementos e têm uma baixa reatividade. [1] De um modo geral, os gases nobres tem uma relativadificuldade de combinação com outros átomos porque são pouco reativos.
Os gases nobres formam uma série química. São elementos químicos do grupo 18 (grupo 0 ou 8A nas tabelas mais antigas);especificamente são os elementos hélio, neônio, argônio, criptônio, xenônio, radônio e ununóctio.
Embora existam em quantidades consideráveis na atmosfera terrestre, não foram descobertos devido à baixareatividade que possuem. A primeira evidência da existência dos gases nobres foi através da descoberta da existência do hélio no sol, feita por análise espectrográfica da luz solar.[2]Mais tarde, o hélio foiisolado da atmosfera terrestre por William Ramsay. Os gases nobres apresentam forças de atração interatômicas muito fracas, daí apresentarem baixos pontos de fusão e ebulição. Por isso, são gasososnas condições normais, mesmo aqueles que apresentam átomos mais pesados.
Todos os gases nobres apresentam os orbitais dos níveis de energia exteriores completos com elétrons, por isso não formamfacilmente compostos químicos. À medida que os átomos dos gases nobres crescem na extensão da série tornam-se ligeiramente mais reativos, daí poder-se induzir o xenônio a formar compostos com o flúor. Em1962, Neil Bartlett, trabalhando na Universidade da Colúmbia Britânica, reagiu o xenônio com o flúor produzindo os compostos XeF2, XeF4, e XeF6. O radônio foi combinado com o flúor formando o fluoretode radônio, RnF, que brilha intensamente na cor amarelada quando no estado sólido. Além disso, o criptônio pode ser combinado com o flúor formando KrF2, o xenônio para produzir o biatômico de...
tracking img