Gandhi

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Matemática na Biologia
Na biologia a probabilidade é utilizada para determinar, qual a probabilidade de nascerem "n" gatos cinzas, ou "n" gatos marrons, ou "n" gatos pretos ou "n" gatos brancos deum casal onde a gata é marrom e o gato é preto.
O mesmo se utiliza para determinar a probabilidade da cor dos olhos de uma pessoa, a cor dos cabelos, a probabilidade de uma pessoa ter ou não umadoença hereditária e por aí vai.
Outra parte da matemática bastante aplicada em biologia são os logarítimos, exponenciais, polinômios, etc. Existem funções para calcular, a concentração de umasubstância a partir de valores obtidos experimentalmente em laboratório. A partir destes valores, deseja-se prever o comportamento que esta substância terá se, por exemplo, adicionar mais água, mais sal, oumais alguma outra substância qualquer à substância inicial. Imagine, por exemplo, que você queira saber como ficaria a água do mar se você adicionasse sal pouco a pouco: Você não vai tirar toda a água delá para analisar, certo? Então você pega uma amostra (em um vidrinho) e leva ao laboratório. Depois, você faz a experiência com aquele pouquinho, adiciona sal e mede, observa e anota os resultados.Posteriormente, você formula uma equação "especialmente" para aquela substância a partir da observação de gráficos, etc. Então você escolhe se vai usar logarítimo, exponencial, polinômio, etc, deacordo com os dados obtidos.Poderia ser uma quantidade de algas, plantas marinhas, clorofila, ácidos, bases, hidrocarbonetos, ou qualquer outra substância que você poderia estudar.
Outra parte são ascombinações e arranjos:
Por exemplo, se você estudar o DNA, você vai querer saber todas as possíveis combinações entre os fragmentos do DNA para prever uma determinada característica, uma anomalia, umdistúrbio, ou qualquer outra coisa relacionada aos seres vivos. Para isso, você pode usar os sistemas lineares, matrizes, etc.
Como a biologia é muito ampla, dependendo da área em que alguém estiver...
tracking img