Gametogenises

444 palavras 2 páginas
17/02/2012

Introdução
  

A reprodução dos seres vivos acontece de duas formas: assexuada (plantas e animais simples) e sexuada (mamíferos) Para que o ser humano possa se desenvolve à necessidade de dualidade sexual (homem e mulher). O estudo da embriologia tem como objetivo:
◦ Descrever os processos de formação dos gametas (Gametogênese) ◦ Compreender o processo de fertilização (Fecundação) ◦ Observar o processo de divisão celular (Clivagem) ◦ Citar a origem dos tecidos germinativos (Gastrulação) ◦ Descrever o processo de organização dos tecidos embrionários (Organogênese) ◦ Compreender as principais transformações no período fetal (Período fetal I) ◦ Citar os anexos embrionários e as membranas fetais (Período fetal II).

Embriologia - Gametogênese
ESCOLA DE ENFERMAGEM WENCESLAU BRAZ Prof. Dessano Plum de Oliveira

Avaliação e Referências


Referências





02 (duas) provas bimestrais de 70 pontos Trabalhos e/ou exercícios no valor de 30 pontos. 01 (uma) recuperação no 1º bimestre.

  

LANGMAN – Embriologia Médica ROMÁRIO – Embriologia Humana TORTORA – Princípio de Anatomia e Fisiologia.

Fatores fundamentais da reprodução sexuada



Anatomia básica do aparelho reprodutor feminino






Os indivíduos devem ser maduros e sadios O homem deve produzir e ejacular um sêmem fecundante A mulher deve produzir óvulos normais e hormônios suficientes A cópula deve ocorre no período fértil (óvulo 24h – espermatozóide 48h)

Ovários:
Útero: Tubas uterinas: Vagina:







1

17/02/2012

Anatomia básica do aparelho reprodutor masculino e feminino


Ovulogênese I
Tudo começa no período fetal (fase intra-uterina) na migração das células primordiais (ovogônias) para o ovário no final do 3º mês de gestação Surgimentos dos folículos primordiais: formação celular que contem o gameta (ovócito) Estes ficaram latentes até a puberdade (13 anos) Entre a menarca e a menopausa ocorre a atresia folicular (degeneração)

Relacionados

  • Sindrome de Turner
    6454 palavras | 26 páginas