O fator humano como diferencial qualitativo nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO:
Este artigo constou de uma pesquisa bibliográfica sobre o tema: O Fator Humano como diferencial qualitativo nas organizações e as ferramentas de gestão, que teve por objetivo geral promover pesquisas com o intuito de analisar o perfil necessário e exigido no mercado de trabalho, construindo uma interdependência entre a organização e o individuo, confrontando o conhecimento adquirido comas teorias que falam do assunto em questão.

PALAVRA CHAVE:
Tipos de organizações, ferramentas de gestão, fator humano.

1 INTRODUÇÃO

Atividade de Simulação Profissional Integrada (ASPI) e um projeto de pesquisa realizado na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte (FACISABH) em alguns períodos acadêmicos em que os discentes fazem um trabalho e uma apresentação do temaproposto com o acompanhamento e orientação dos docentes. De acordo com FACISA-BH (2011) a ASPI neste período se justifica pelo objetivo de desenvolver os conhecimentos sobre a influência do fator humano nas organizações de uma forma objetiva e teórica, também possibilitam a integração das matérias vistas neste semestre onde cada docente ira orientar na sua respectiva matéria. Assim tem comotemática geral a influência das Micro e Pequenas empresas na sociedade brasileira, como tema o fator humano como diferencial qualitativo nas organizações e as ferramentas de gestão os objetivos são promover pesquisas como o intuito
de analisar o perfil necessário e exigido no mercado de trabalho, construindo uma interferência entre a organização e o indivíduo, já os objetivos específicos do mesmosão: verificar a importância do fator humano como diferencial nas organizações, identificar as ferramentas de gestão, tais como: liderança e trabalho em equipe, motivação, demonstrar as técnicas aplicadas pelo endomarketing, a interferência do departamento pessoal e sua influência na gestão.

Estão ocorrendo inúmeras mudanças nas áreas do conhecimento, devido ao fácil acesso a informação, aogrande avanço da tecnologia e a globalização, aonde afeta a forma de pensar e nos valores das pessoas, o que vem tornando um grande desafio para as empresas que querem permanecer competitivas no mercado. Mudar as formas de gestão e a forma de gerenciar pessoas tem sido um fator primordial para as empresas. As informações surgem com rapidez vertiginosa, e a demanda por mudanças passam a ser um dosprincipais focos de pressão.

Por trás de todos os processos das empresas estão às pessoas, que tem seus valores modificados em relação a sua percepção em relação ao mundo. Junto a esse processo de mudança estão os profissionais contábeis que além que cuidarem de toda a parte financeira das organizações e fornecer dados para a tomada de decisão através do balanço social auxiliam na maneira comque a organização tende a cuidar dos funcionários e do meio onde este está inserido.

2 METODOLOGIA

Sendo metodologia o conjunto de métodos, Lakatos e Marconi (2001, p. 83) dizem que “todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos em contrapartida, nem todos os ramos de estudos que empregam estes métodos são ciências”. Pode-se dizer então que não há ciência sem oemprego de métodos científicos.

Método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo, conhecimentos validos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista. (LAKATOS; MARCONI, 2001, p. 83)


Diante dessas afirmações a metodologia científica serve para buscarfatos racionais. Neste artigo foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica com o objetivo de proporcionar familiaridade com o problema de pesquisa. Segundo Gil (1991, p. 45) “estas pesquisas tem como objetivo principal o aprimoramento de ideias ou a descoberta de intuições”. A pesquisa bibliográfica refere-se às fontes bibliográficas como, livros, sites, artigos, dentre outros que foram...
tracking img