Gametogenese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2212 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Gametogênese, fertilização e primeira semana
Tudo começa com as CÉLULAS GERMINATIVAS PRIMORDIAIS (CGP), que se localizam na camada endodérmica do saco vitelino, durante 4ª a 6ª semana do desenvolvimento, e migram para a parede dorsal do corpo do embrião, estimulando a formação das cristas genitais. (gônadas primitivas)
No homem, as CGP migram do saco vitelino para as cristas genitais, lá sãorevestidas pelas células do cordão sexual medular e se diferenciam em células de Sertoli. Os túbulos seminíferos amadurecem, as espermatogônias produzem células filhas que sofrem meiose e se diferenciam em espermatozoides.
Na mulher, as CGP migram do saco vitelino para as cristas genitais, lá são revestidas pelas células do cordão sexual cortical e se diferenciam em ovogônias. A meiose se inicia,os ovócitos primários param em prófase I. Na puberdade, a cada ciclo menstrual, FSH E LH induzem o amadurecimento dos folículos e dispara a ovulação, então ocorre a finalização da primeira divisão meiótica e a meiose é interrompida em metáfase II até que ocorra a fertilização.
CGP ESTIMULAM A FORMAÇÃO DAS GÔNADAS
CGP chegam à região presumida para a gônada, estimulando as células do epitéliocelômico adjacente a proliferar e formar células somáticas de suporte que irá criar protuberâncias, ou seja, as cristas genitais que representam as gônadas primitivas.
Estas células somáticas de suporte vão revestir as CGPS e dar origem a tecidos que vão regular o desenvolvimento das células sexuais maduras - folículos ovarianos e células de Sertoli. Se não ocorrer este revestimento, as CGP degeneram.Durante a migração, algumas CGP podem ficar encalhadas, se firmando em sítios extragonadais, formando teratomas.
REGULAÇÃO MOLECULAR DO DESENVOLVIMENTO DAS CGPs
O desenvolvimento da linhagem germinativa envolve ativação de genes para controlar a ativação, proliferação, sobrevivência, migração e diferenciação das CGPs.
Genes do efeito materno regulam a segregação do plasma germinativo para ozigoto, para que seja incorporado durante o processo de clivagem. A Bmp 4 sinaliza para o trofoblasto desenvolver a linhagem das células germinativas. Ligante c-Kit e sinais quimiotróficos fazem com que estas sobrevivam e se proliferem ao longo da migração do saco vitelino para a parede dorsal do corpo.
Quando estas CGP chegam a gonada, numerosos genes devem ser expressos para regular adiferenciação final das células da linhagem germinativa.
GAMETOGÊNESE
Ela se inicia no interior das gônadas através das divisões mitóticas das CGP, dando maturidade a gametas masculinos e femininos.
Nos homens, durante a puberdade, os túbulos seminíferos amadurecem ( pois permaneceram latentes desde a 6ª semana de desenvolvimento) e as CGPs se diferenciam em espermatogônias. Estas sofrem meiose e dãoorigem aos espermatozoides, que são produzidos até a morte.
Nas mulheres, durante a fase inicial da meiose, as células sexuais entram em um estado de latência, permanecendo nesta parada meiótica como ovócitos primários ate a maturidade sexual. Na puberdade, a cada mês folículos ovarianos terminam seu desenvolvimento em resposta ao aumento de FSH E LH, ocorrendo o amadurecimento de apenas um ovócitoprimário para secundário, que é ovulado. Entra-se na segunda fase e da meiose e só a completa quando ocorrer a fertilização.
Porque o tempo de gametogênese em homens e mulheres é diferente?
Todas as células germinativas, independente de sua constituição cromossômica, são programadas para se desenvolverem em ovócitos e o tempo de entrada na meiose é uma propriedade autônoma na célula. Noshomens, a crista genital impede a entrada pré-natal na meiose, existindo um inibidor masculino da meiose produzido pelas células de Sertoli.
Espermatogênese
A testosterona secretada na puberdade, dispara o crescimento dos testículos, maturação dos túbulos seminíferos e inicio da espermatogênese. As células de Sertoli participam intimamente na diferenciação dos gameta, retirando o excesso de...
tracking img