Gametogenese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3442 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Unidas do Norte de Minas
Curso: Engenharia Biomédica
1° Período

GametogênesE

Acadêmicos: Eliza
Flávia
Flávio
Guilherme
Herivelton
Jéssica
jesielle
Maycon
Victor
Professora: Darlê
Disciplina: Biologia Geral

Montes Claros – MG
Junho/2012
Gametogênese
A gametogênese (formação dos gametas) é o processo pelo qual as células germinativas especializadas, osgametas, ou células germinativas (ou mais particularmente, ovócitos nas mulheres e espermatozóide nos homens), são formados. Esse processo que envolve os cromossomos e o citoplasma dos gametas prepara estas células sexuais para a fertilização.
A gametogênese divide-se tipicamente em quatro fases: (1) a origem extra-embrionária das células germinativas e sua migração para as gônadas, (2) aumento donumero de células germinativas por mitose, (3) redução do material cromossômico por meiose, e (4) maturação estrutural e funcional dos óvulos e espermatozóides. A primeira fase é idêntica no homem e na mulher, enquanto existem diferenças claras entre os padrões masculino e feminino nas três ultima fases.
Origem e migração das células germinativas
As células germinativas primordiais: os primeirosprecursores reconhecíveis dos gametas nascem fora das gônadas e migram para elas durante o inicio do desenvolvimento embrionário. As células germinativas primordiais são reconhecíveis 24 dias após a fertilização na camada endodérmica do saco vitelino por seu tamanho grande e teor elevado da enzima fosfatase alcalina. Através de mecanismos ainda na muito bem compreendidos, estas células logoabandonam o saco vitelino e vão para o epitélio do intestino posterior, migrando então através do mesentério dorsal até alcançarem os primórdios das gônadas.

Células germinativas primordiais que se perdem e se alojam em sítios extragonadais geralmente morrem, mas caso sobrevivam podem dar origem a teratomas. Os teratomas são tumores bizarros que contem misturas de tecidos altamente diferenciados,tais como pele, pêlos, cartilagem e até dentes. São encontrados no mediastino, na região sacrococcígea e na região oral.
Aumento do número de células germinativas por mitose
Uma vez que tenham atingido as gônadas, as células germinativas primordiais começam uma fase de rapidez proliferação mitótica numa divisão mitótica, cada célula germinativa produz duas filhas diplóide que são geneticamenteiguais. Através de varias divisões mitóticas, o número de células germinativas primordiais se eleva exponencialmente de centenas para milhões. O padrão de proliferação mitótica difere acentuadamente entre as células germinativas primordiais masculinas e femininas. As ovogônias, como são denominados germinativas femininas mitoticamente ativas, passam por um período de atividade mitótica intensa noovário embrionário entre o segundo e o quinto mês de gravidez no ser humano. Durante este período, a população de células germinativas aumenta de uns poucos milhares ate aproximadamente 7 milhões esta quantidade representa o número máximo de células germinativas que pode ser encontrado nos ovários. Pouco depois, grande proporção de ovogônias sofre uma degeneração natural chamada atresia. Aatresia das células germinativa constitui uma característica continua do quadro histológico do ovário humano ate a menopausa.

No homem, as espermatogônias, que são o equivalente das ovogônias, sequem um padrão de proliferação mitótica muito diferente do que ocorre nas mulheres. A mitose também começa cedo nos testículos embrionário, mas ao contrario do que acontece nas mulheres, às célulasgerminativas masculina conservam a capacidade para se dividir até o fim da vida. Os túbulos seminíferos dos testículos são revestidos com uma população germinativas de espermatogônias. No inicio da puberdade, subpopulações de espermatogônias sofrem ondas periódicas de mitose. A progênie resultante destas divisões entra em meiose como grupos sincrônicos. Este padrão de mitose das espermatogônias continua...
tracking img