Gametogenese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1574 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GAMETOGÊNESE

Gametogênese é o processo pelo qual os gametas são produzidos nos organismos dotados de reprodução sexuada. Nos animais, a gametogênese acontece nas gônadas, órgãos que também produzem os hormônios sexuais, que determinam as características que diferenciam os machos das fêmeas.O evento fundamental da gametogênese é a meiose, que reduz à metade a quantidade de cromossomos dascélulas, originando células haplóides. Na fecundação, a fusão de dois gametas haplóides reconstitui o número diplóide característico de cada espécie.
Em alguns raros casos, não acontece meiose durante a formação dos gametas. Um exemplo bastante conhecido é o das abelhas: se um óvulo não for fecundado por nenhum espermatozóide, irá se desenvolver por mitoses consecutivas, originando um embrião em quetodas as células são haplóides. Esse embrião haplóide formará um indivíduo do sexo masculino. O desenvolvimento de um gameta sem que haja fecundação chama-se partenogênese. Se o óvulo for fecundado, o embrião 2n irá originar uma fêmea.
Em linhas gerais, a gametogênese masculina (ou espermatogênese) e a gametogênese feminina (ovogênese ou ovulogênese) seguem as mesmas etapas.

GAMETOGÊNESEMASCULINA (ESPERMATOGÊNESE)
A espermatogênese compreende o processo pelo qual a espermatogônia étransformada em espermatozóide. Esse processo tem início com a puberdade.As espermatogônias tipo A se dividem também por mitose, mantendo assim a população de espermatogônias. As espermatogônias do tipo B se dividem por meiose originando os gametas. O processo da espermatogênese no homem é contínuo, nãoobedecendo a nenhum ciclo específico, e se continua até a velhice.
Etapas da Espermatogênese:
1. Espermatogônia cresce e sua cromatina se condensa transformando-se nos espermatócitos primários.
2. Os espermatócitos primários sofrem então uma divisão reducional, a primeira divisão meiótica, gerando dois espermatócitos secundários. Células que têm aproximadamente a metade do tamanho dosespermatócitos primários.
3. Os espermatócitos secundários passam pela segunda divisão meiótica originandoquatro espermátides.
4. Cada espermátide transforma-se gradualmente em quatro espermatozóides atravésde um processo denominado espermiogênese.
Espermiogênese:é um processo pelo qual a espermátide perde a maior parte do seu citoplasma e organelas, transformando-se em uma célula contendo: núcleo (commetadedo número de cromossomos), e uma organela especial denominada acrossomo. Oacrossomo consiste em uma organela derivada do Aparelho de Golgi e que contém no seu interior enzimas que têm uma função importante para o processo de fertilização.Um proeminente flagelo surge da região centriolar. As mitocôndrias se arranjam circundando a parte inicial do flagelo denominada peça intermediária, e têmimportante função no fornecimento de energia para a movimentação do flagelo e conseqüentementec ondução do espermatozóide através do trato genital feminino.
Gônada masculina (testículo):
 O processo da gametogênese masculina ocorre na gônada masculina,denominada testículo. Este é constituído por túbulos seminíferos, entre os quais existe um tecido intersticial constituído por tecido conjuntivofrouxo.
 É no interior dos túbulos seminíferos que ocorre o processo da espermatogênese.
 Um dos principais componentes do túbulo seminífero é uma célula denominada Célula de Sertoli.
 As células de Sertoli são as responsáveis pela estrutura do túbulo, além de servirem de proteção e fonte de nutrição para as células germinativas.
 Constituem o principal elemento da chamada barreiraHemato-testicular, pois qualquer substância para chegar até as células germinativas passam primeiro pelas células de Sertoli.
 Todo o material que é eliminado pelas células da linhagem germinativa duranteo processo da espermatogênese é absorvido e digerido pelas células de Sertoli.
 Dessa forma este material não atingirá a circulação sanguínea e não constituirá fonte contínua de antígenos.
 As...
tracking img