Aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (458 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Embora nem todos os cães sejam pombos-correios de quatro patas, a verdade é que alguns fazem viagens que escapam à nossa compreensão. O facto de eles possuírem ou não um sexto sentido que lhespermite encontrar o caminho para casa, de onde quer que estejam, é um dos assuntos que provoca as discussões mais acaloradas entre os amantes de cães. Algumas pessoas acreditam que os cães têm de facto umdom especial, semelhante ao dos pombos correio. Outras acham que isto não passa de um mito largamente exagerado.

Mas este comportamento não é único no mundo animal. Os hábitos migratórios das aves ede outros animais que seguem o mesmo caminho e padrão de viagem há séculos (e mesmo há milhares de anos) estão cientificamente documentados.

Qual a explicação?
A Ciência explica isto como sendoum comportamento instintivo, que se baseia em referências visuais (geográficas), na posição do sol e das estrelas e odores característicos transportados por ventos ou correntes. Por vezes até asensibilidade ao campo magnético da terra joga um papel importante no sentido de orientação dos animais.

No entanto muitas histórias verídicas, relatam odisseias incríveis de animais que percorremdistancias enormes para regressar a casa. Por vezes parece mesmo que os animais possuem um sexto sentido especial, um super-poder animal, que escapa a qualquer explicação cientifica.

Uma das históriassobre animais mais populares de todos os tempos é o primeiro filme da Lassie - O regresso. Neste filme, baseado numa história de Eric Knight, o bonito Collie (na vida real Lassie foi de facto um macho enão uma cadela) escapa do canil do pérfido duque Rudling, e começa a sua fantástica viagem de regresso a casa. A viagem, cheia de peripécias, demora várias semanas e centenas de kilómetros sãopercorridos até que o animal chegue a casa.

Embora esta história seja ficção, o autor baseou-se numa história verdadeira. Eric Knight decidiu escrever o livro após ter lido um artigo de jornal onde se...
tracking img