Galileu galilei

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (918 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Os fazendeiros no poder

Os cafeicultores conseguiram chegar ao poder e controlar a máquina do Estado no período em que acontecia desvalorização do café. A principal causa dessa crise erao aumento da produção, que resultava na queda do preço do produto no mercado internacional.
A dívida externa brasileira tinha aumentado muito com a política do Encilhamento. A queda dos preçosdo café diminuía a arrecadação dos impostos de exportação. Além disso, a inflação estava muito alta e a moeda brasileira bastante desvalorizada. O Brasil estava á beira da falência e precisava fazerempréstimos para pagar suas dívidas e o juro fazia essas dívidas geravam.

Políticas de valorização do café

Campos Sales, sucessor de Prudente de Morais, que governou o país de 1898 a 1902,teve de renegociar a dívida externa com outros banqueiros ingleses. O governo brasileiro fez um empréstimo de 10 milhões de libras, suspendeu o pagamento do juro da dívida por 3 anos e o pagamento dadívida por 11 anos. As garantias para o empréstimo eram as rendas da alfândega do Rio de Janeiro. Essa medida foi chamada de funding loan, ou dívida flutuante, e significou um alívio para oscafeicultores, que poderiam aguardar uma alta no preço do café.

O coronelismo: voto de cabresto e curral eleitoral

Ao longo do Império brasileiro, as eleições eram frequentemente fraudadas, e essecostume permaneceu após a proclamação da República. As fraudes eram facilitadas pelo voto aberto, pelo qual os eleitores declaravam á mesa eleitoral em quem iam votar.
Cerca de 70% da população viviana zona rural, sob a influência direta dos grandes latifundiários, os ‘‘coronéis’’, que escolhiam os candidatos aos cargos executivos e legislativos para dar seu apoio. Em troca, obtinham favores dasautoridades, como construção de escolas, hospitais, estradas ou postos de saúde, que a população julgava ser obra de coronéis, e não do poder público.
Para conseguir os votos para seus...
tracking img