Gabriel santos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3151 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
  
LAGO, João. Sociologia I – Modulo de Educação à Distancia. Ed. Da Universidade Tiradentes. Aracaju, Sergipe. 2005.
A Gênese da Sociologia
1-O que é Sociologia
A criação da sociologia não é obra de um só filósofo ou cientista, mas o trabalho de vários pensadores empenhados em compreender as situações novas de existência que estavam em curso.As transformações econômicas, políticas e culturas verificadas no século XVII, foram os elementos desencadeadores da formulação do pensamento sociológico. Os eventos históricos das revoluções, industrial e francesa patrocinam a instalação definitiva da sociedade capitalista. Em meio a esses acontecimentos surge, em 1830, a palavra sociologia. No início do séc. XVIII já é grande o número de pessoasque migram para os centros urbanos, deixando o campo em busca de novas formas de sobrevivência. Durante os séculos XVII e XVIII aumenta consideravelmente o num erode fabricas que se localizadas dentro e na periferia das cidades, atraindo grande parcela dos imigrantes do campo, modificando paisagem urbana, bem como seu estilo de vida. O capitalismo dava os seus primeiros passos e já modificava deforma bastante substancial a característica dos centros urbanos em função do novo modo de produção que estava se gestando naquele momento onde se criava o trabalho assalariado nas fabricas. A industrialização da produção gerou um crescimento rápido e desordenado das cidades e, com isso, uma série de problemas envolvendo as relações, tanto no convívio social das cidades quanto no interior dasfabricas no que diz respeito às relações de trabalho. Nascia aí um novo estilo de vida baseado no urbanismo, nas relações sociais e na sociedade de consumo e dependência da produção. Esse cenário atrai pensadores e estudiosos que começam atentar entender sobre o que estava acontecendo, para, comisso, estabelecer certas regras e ordenar o novo mundo que nascia e se modificava rapidamente. Essespensadores estavam fortemente influenciados pelo Iluminismo e já não podiam e rejeitavam explicações dogmáticas originarias da igreja e voltavam suas atenções para as possibilidades que a ciência lhes ofereciam para interpretar os fenômenos que os cercavam e, entre esses fenômenos, o fenômeno social. Nasce, portanto a Sociologia que procura dar conta de estudar e explicar todos os fenômenos que envolvem asociedade. A sociologia, portanto, surgiu como uma tentativa de dar respostas para os acontecimentos relacionados à revolução industrial, como por exemplo, a condição dos trabalhadores, o surgimento das cidades industriais, os avanços tecnológicos, a organização do trabalho na fábrica, e, mais importante a formação e uma estrutura social específica – a sociedade capitalista – que impõe uma novaforma de convívio com todos as vantagens e problemas envolvendo essa nova sociedade. O termo “Sociologia foi utilizado pela primeira vez pelo pensador francês Augusto Comte (1798-1857) em seu curso de Filosofia Positiva, em 1839. Na designação desse pensador Sociologia significava “
Ciência da Sociedade
““. No entanto, foi com Émile Durkheim (1858-1917) que a sociologia ganha o “status” deCiência, academicamente reconhecida. Para ele a Sociologia é “a Ciência das instituições sociais, de sua gênese, de seu funcionamento”.
Por sua contribuição significativa Durkheim passa a ser considerado o pai da Sociologia.
Outras Leituras.
VELHO, Otavio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato: um estudo comparativo a partir da fronteira em movimento. São Paulo: DIFEL, 1979. GOLDMANN, Lucien.Ciências humanas e filosofia: o que e a sociologia. Ed. Publicação: Rio de Janeiro: 1993. SCHILLING, Kurt. Historia das ideias sociais: indivíduo, comunidade, sociedade. Tradução de Fausto Guimarães. Rio de Janeiro. Zahar, 1974.
Atividade 01
a)O que desencadeou a criação da sociologia?
b)Por que as pessoas migraram do campo para os centros urbanos?
c)O que é modo de Produção?
d)A...
tracking img