Gabarito icc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANDRADE, Michelle de Albuquerque
Graduanda do 6º período de Enfermagem – UNIGRANRIO.
Monitora de Saúde do Adulto e Idoso II.

ESTUDO DIRIGIDO – ICC

SLP, 65 anos, negro, casado, aposentado, mora em casa própria com 04 pessoas (sua esposa e seus três filhos), sua casa tem 02 cômodos, no local há saneamento básico e água tratada; Segundo ele encontra-se internado (há duas semanas) devido a“estar muito cansado e ter grande inchaço nas pernas”; Nega doenças na infância, é hipertenso, faz uso de captopril, realizou aos 30 anos apendicectomia, foi tabagista, fumava um maço de cigarro por dia, parou de fumar há sete anos, é etilista, bebe cerveja apenas aos fins de semana, porém antes do diagnóstico da doença bebia cerveja todos os dias, seu lazer se resume em assistir televisão e sereunir com os amigos nos fins de semana, diz ter um sono conturbado, pois durante o dia quase não vai ao banheiro, já durante a noite se levanta várias vezes para urinar e não consegue dormir na posição horizontal, pois sente dificuldades em respirar, hoje sua alimentação consiste em evitar gorduras, frituras e sal, visto ser hipertenso, não pratica exercícios físicos porque não os tolera bem; Relataque sua mãe morreu de IAM e seu pai era hipertenso; Quanto ao exame físico, face atípica, mucosas úmidas, normocoradas, esclerótica anictéricas, pele íntegra, porém com sujidades, cavidade oral integra, com higiene extremamente precária, edentado. Linfonodos (cervical, para-cervical, submandibular, submentual e axilar) não palpáveis. AC BNF 2T, ritmo regular; AP MVUA com presença de ruídosadventícios bibasais do tipo estertores, dispneico (32 irpm). MMSS sem alterações; Tórax normal, superfície sem abaulamentos, retrações e cicatrizes. Abdome normal, peristalse presente, palpação superficial e profunda indolor, órgãos dentro da normalidade, presença de cicatriz na fossa ilíaca direita devido a apendicectomia. Linfonodos inguinais impalpáveis. MMII com pulso femorais presentes e síncrono,edema a nível maleolar.

O RX de tórax, na admissão, mostrou uma silhueta cardíaca moderadamente aumentada.

1) Quais os fatores de risco encontrados no caso acima para o Sr. SLP ter desenvolvido a ICC?
Sr. SLP é hipertenso, etilista, foi tabagista, idade (65 anos), genética (mãe faleceu por infarto e pai hipertenso), raça (negro) e sedentário.

2) De acordo com o processo fisiológicoda ICC, responda:

a- De que maneira o organismo tenta compensar o baixo débito cardíaco devido à falência cardíaca?
Ele aumenta a FC na tentativa de aumentar a pré-carga para contribuir para a dilatação ventricular.
b- De acordo com a resposta anterior, quais as consequências desse mecanismo compensatório para o coração?
Remodelamento cardíaco: aumentam a carga de trabalho do coração,pois a elevação da FC e do volume hídrico fazem com que o coração trabalhe mais.

c- O que é remodelamento cardíaco?
Remodelamento cardíaco, é a nova forma do coração devido ao mecanismo compensatório.

3) Quanto as manifestações clínicas, responda:

a- O paciente relata que não vai ao banheiro durante o dia, ou seja, apresenta oligúria. Porque isso ocorre?
A falência cardíacaleva a um baixo débito cardíaco, e com isso a artéria renal é pouco perfundida, e isso faz com que o organismo retire o sódio e água (através do sistema R-A-A), inibindo a diurese.

b- Porque o paciente apresenta nictúria?
Quando o paciente está em repouso a carga de trabalho cardíaco é diminuído, melhorando a perfusão renal, o que leva o paciente a micção frequente a noite.

c- Opaciente relata que não consegue se manter na posição horizontal na hora de dormir, pois sente dificuldade em respirar. Justifique a dispneia.
O liquido que se acumula no membro sob a ação da gravidade durante o dia, começa a ser reabsorvido para dentro do sangue circulante quando o paciente se deita. Como o ventrículo esquerdo está prejudicado não pode ejetar o volume sanguíneo circulante...
tracking img