GABARITO ED1 P1 1 1

1503 palavras 7 páginas
Exercícios de Monitoria
Monitora: Nathália Paiva
Professor: Edvaldo Higino

TRANSMISSÃO QUÍMICA E AÇÃO DE FÁRMACOS NO SNC

1) Explique o que é receptor ionotrópico e receptor metabotrópico.
2) Cite os principais aminoácidos inibitório e excitatório do SNC e seus respectivos receptores.

3) Os benzodiazepínicos são usados frequentemente por pessoas idosas. Os idosos parecem manifestar suscetibilidade aumentada aos efeitos clínicos dos benzodiazepínicos. As possíveis explicações (não mutualmente excludentes) para tal fenômeno compreendem fatores de ordem farmacocinética e farmacodinâmica.
A idade avançada pode modificar as propriedades da distribuição, de eliminação e de clearance dos benzodiazepínicos. A meia-vida do diazepam é de, aproximadamente, 40 horas. Um metabólito ativo (desmetildiazepam) tem uma meia-vida ainda mais longa, mais ou menos, 60 horas. Além do mais, como o desmetildiazepam é mais tarde metabolizado em oxazepam, o qual também é ativo como ansiolítico, o diazepam traz uma extensa faixa de efeitos sedativos e ansiolíticos.

Responda:
a) Descreva o mecanismo de ação do diazepam (Valium®).
b) Explique os riscos de um idoso fazer uso do medicamento diazepam (Valium®).

4) Apesar de mecanismos semelhantes, explique porque os benzodiazepínicos são considerados mais seguros do que barbitúricos e cite os fármacos usados para casos de intoxicação de ambos.
5) Qual a principal diferença entre ansiolíticos e hipnóticos?
( ) Fármaco
( ) Mecanismo de ação
( ) Dose
( ) Outro (explique)

ANESTÉSICOS GERAIS

6) Usando o Halotano como exemplo, é possível ver pela tabela que a pressão parcial alveolar (Palv) do anestésico aumenta com mais rapidez em crianças do que em adultos. Com base nisso, responda se o tempo de indução da anestesia em crianças é menor ou maior do que em adultos e justifique. (Obs: PI = Pressão parcial inalada).

7) Explique, de acordo com a figura abaixo, qual o provável mecanismo de ação dos anestésicos gerais nos

Relacionados

  • Estatitica
    5749 palavras | 23 páginas
  • Função 1 e 2 grau
    36246 palavras | 145 páginas