Gabarito apostila fgv economia aplicada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Questões Para Revisão

1 Suponha que uma onda inesperada de calor ocasione uma súbita elevação na demanda de sorvetes. O que ocorrerá com o preço de equilíbrio do mercado.

Esse súbita elevação na demanda por sorvetes em decorrência de uma onda de calor será caracterizada como uma situação de excesso de demanda, ocasionando portanto uma pressão para elevação dos preços.

2 A partir dalógica do equilíbrio entre a oferta e demanda, diga o que ocorrerá com as quantidades compradas e vendidas de manteiga:
a) Um aumento no preço da margarina
b) Um aumento no preço do leite
c) Uma redução nos níveis de renda do consumidor

a. Assumindo que manteiga e margarina são bens substitutos, a demanda de manteiga irá aumentar caso exista um aumento nos preços da margarina.

b.Considerando que o leite é um componente do café da manhã, e que o leite é portanto um bem complementar ao consumo da manteiga, quando o preço do leite aumentar, haverá uma diminuição na demanda por manteiga. Considerando que o leite é um insumo na fabricação da manteiga, um aumento no preço do leito ocasionará uma diminuição na oferta de manteiga.

c. Como a renda é um dos componentes na demanda,uma diminuição da renda ocasionará uma diminuição da demanda por manteiga.

3 Um aumento de 3% no preço dos cereais matinais ocasionou uma redução de 6% na quantidade demanda. Qual será a elasticidade de demanda dos cereais matinais?

Em relação a elasticidade preço-demanda dos cereais matinais, uma redução de 6% nas quantidades demandadas de cereais em função de uma elevação de 3% nos preços,poderá ser classificada como demanda elástica, ou seja, demanda sensível a variação dos preços. EPD = Var % Qtd / Var % P EPD = 6% / 3% = 2 EPD > 1 = Demanda Elástica

4 Suponhamos que o governo regule os preços da carne bovina e de frango, tornando-os mais baixos do que seus respectivos níveis de equilíbrio no mercado. Explique resumidamente porque ocorreria escassez no mercado. O queocorreria com o preço da carne de porco?

Quando o governo tabelar os preços da carne de frango e boi abaixo dos níveis de equilíbrio de mercado, haverá um aumento de demanda por parte dos consumidores. Aliado a isto, o preço abaixo do equilíbrio não será atrativo aos ofertantes, que acabarão por diminuir as quantidades ofertadas, agravando a condição de escassez. Nessa situação, inicialmente opreço da carne suína irá diminuir devido ao tabelamento da carne de boi e frango (efeito substituição), no segundo momento o preço da carne de porco irá aumentar, pois como bem substituto ao frango e carne de boi, a carne de porco teria sua demanda deslocada pela procura dos consumidores que não encontram carne de boi e frango no mercado.

5 Em determinada economia um aumento de 10% nos preçosdos serviços de energia elétrica (por kw/h) provoca uma queda de demanda de 5%. Calcule o valor da elasticidade-preço da demanda e interprete seus resultados.

Epd = | Var% Q / Var% P| = 5% / 10% = 0,5 Significa dizer que a demanda é inelástica, ou seja, pouco sensível às variações de preço. Isso se deve a essencialidade do bem, existindo poucos substitutos para a energia elétrica.

6 Suponhaque uma empresa tenha custo operacional fixo (F) equivalente ao valor de $ 2.400, que o preço (p) de venda por unidade de produto seja igual a $ 9 e que o custo operacional variável por unidade (v) seja de $ 4,5. Determine o volume de vendas no ponto de equilíbrio e interprete o resultado encontrado.

O Ponto de Equilíbrio Operacional, ou Breakeven Point será determinado através da seguintefórmula: Bep = CF / (P – CV), onde CF = Custo Fixo; P = Preço Unitário e CV = Custo Variável Unitário. Portanto, o volume de vendas no ponto de equilíbrio operacional será:

Bep = $ 2.400,00 / ($ 9,00 - $ 4,50) = 533,33. Nesse caso, arredondaremos o resultado para o número inteiro superior, ou seja, 534 unidades.

7 Um investidor tem uma determinada quantia aplicada em uma instituição financeira...
tracking img