Fuvest 2011

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 87 (21681 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
o anglo resolve

É trabalho pioneiro. Prestação de serviços com tradição de confiabilidade. Construtivo, procura colaborar com as Bancas Examinadoras em sua tarefa de não cometer injustiças. Didático, mais do que um simples gabarito, auxilia o estudante no processo de aprendizagem, graças a seu formato: reprodução de cada questão, seguida da resolução elaborada pelos professores do Anglo. Nofinal, um comentário sobre as disciplinas. O vestibular da Fuvest avalia candidatos a vagas oferecidas pela USP e a Faculdade de Medicina da Santa Casa. Arquitetura, Administração, Agronomia, Direito, Engenharia, Enfermagem, Geologia, Jornalismo, Letras, Medicina, Pedagogia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Turismo são algumas das dezenas de carreiras envolvidas. Trata-se do maiorvestibular do país, tanto pelo número de candidatos e de vagas, como pelo excelente nível das escolas congregadas. A prova da 1a fase é constituída de 90 testes de múltipla escolha de Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Português, Inglês e Questões Interdisciplinares. A nota da 1a fase corresponde ao total de acertos nos testes e é considerada na classificação para a 2a fase.Será desclassificado quem acertar menos que 22 testes. Para cada carreira, o número de candidatos selecionados para a 2a fase corresponde ao triplo do número de vagas, convocando-se os mais bem classificados. No caso de empate do último convocado, todos que tenham a mesma pontuação (nota de corte) são convocados para a 2a fase. Obs.: No vestibular 2011 a FUVEST não utilizará a nota do ENEM. Casosespeciais • Candidatos que cursaram integralmente o Ensino Médio em escolas públicas: a) acréscimo de 3% nas notas de 1a e 2a fase; b) poderão ter até 6% de acréscimo na 1a e na 2a fase, dependendo do desempenho na prova da Fuvest-1a fase, utilizando-se para o cálculo a seguinte fórmula: 4,2 × (NF – 22) Bônus FUVEST (%) = 1,8 + (em substituição à nota do ENEM) 50 c) candidatos que em 2008, 2009 e 2010cursaram a 3a série do Ensino Médio em escola pública estadual e se inscreveram no PASUSP poderão ter até 3% de acréscimo nas notas de 1a e 2a fase, dependendo do desempenho na Prova de Avaliação Seriada.

a prova da 1a fase da FUVEST-2011 novembro 2010

U S E Q E TÕ S

Questão 1
O olho é o senhor da astronomia, autor da cosmografia, conselheiro e corretor de todas as artes humanas (...). Éo príncipe das matemáticas; suas disciplinas são intimamente certas; determinou as altitudes e dimensões das estrelas; descobriu os elementos e seus níveis; permitiu o anúncio de acontecimentos futuros, graças ao curso dos astros; engendrou a arquitetura, a perspectiva, a divina pintura (...). O engenho humano lhe deve a descoberta do fogo, que oferece ao olhar o que as trevas haviam roubado.Leonardo da Vinci, Tratado da pintura.

Considere as afirmações abaixo: I. O excerto de Leonardo da Vinci é um exemplo do humanismo renascentista que valoriza o racionalismo como instrumento de investigação dos fenômenos naturais e a aplicação da perspectiva em suas representações pictóricas. II. Num olho humano com visão perfeita, o cristalino focaliza exatamente sobre a retina um feixe de luzvindo de um objeto. Quando o cristalino está em sua forma mais alongada, é possível focalizar o feixe de luz vindo de um objeto distante. Quando o cristalino encontra-se em sua forma mais arredondada, é possível a focalização de objetos cada vez mais próximos do olho, até uma distância mínima. III. Um dos problemas de visão humana é a miopia. No olho míope, a imagem de um objeto distante forma-sedepois da retina. Para corrigir tal defeito, utiliza-se uma lente divergente. Está correto o que se afirma em a) I, apenas. b) I e II, apenas. c) I e III, apenas. d) II e III, apenas. e) I, II e III.

Resolução
A afirmação I está correta. De fato, o homem renascentista vive um momento em que o crivo racional e a observação empírica do mundo suplantam a espiritualidade arraigada e o perfil...
tracking img