Futurismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Surrealismo

O surrealismo foi um movimento artístico e literário nascido em Paris em 1920, inserido nos contexto das vanguardas que viriam a definir o modernismo no período das duas Grandes GuerraMundiais.
O surrealismo enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Um dos seus objetivos foi produzir uma arte que, estava sendo destruída pelo racionalismo.
As características dosurrealismo é uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente.
Os surrealistas rejeitam a razão e valores burgueses como pátria, família, religião, trabalho e honra. Apublicação do Manifesto Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o movimento.
O Surrealismo apresenta relações com o Futurismo e Dadaísmo. Se os dadaístas quisessemdestruição, os surrealistas queriam a destruição da sociedade em que viviam e a criação de uma nova, a ser organizada em outras bases.
Os surrealistas pretendiam atingir uma outra realidade, situada noplano do subconsciente e inconsciente. A fantasia, os estados de tristezas melancolia exerceram grande extração sobre os surrealistas.
Os artistas que se destacaram na década de 1920 foram o escultoritaliano Alberto Giacometti, o dramaturgo francês Antonin Artaud, os pintores Salvador Dalí e Joan Miró, o belga René Magritti, o alemão Max Ernist, e o cineasta Luia Buñuel e os escritores PaulÉluard, Louis Aragon e Jacques Prévert. A década de 1930 é conhecida como período de expansão surrealista pelo mundo.
Foi através da pintura que as ideias surrealistas foram melhor expressada. Através dastela os artistas plásticos colocam suas emoções, seu inconsciente e o mundo concreto. Os escritores do surrealismo rejeitavam o romance e a poesia tradicional e que representava os valoresburgueses. No surrealismo a escultura deve-se falar em objetos tirados em seu contexto. Os surrealistas se dedicaram conscientemente a unir objetos dispares, privados de sua funcionalidade, para expressar...
tracking img