Futsal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (283 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIA DO TRABALHO



DIOMEDES VIEIRA DE LIMA

CONTEÚDO BÁSICO EM ERGONOMIA

MANAUS-AM 2012

DIOMEDES VIEIRA DE LIMA

ERGONOMIA;CONCEITO BÁSICO, HISTÓRIA DE SEU SURGIMENTO, LOCAIS DE APLICAÇÕES, UTILIDADE, EFICÁCIA E IMPORTÂNCIA PARA OS TRABALHADORES.

Resenha apresentada ao centro universitário Nilton Lins, assunto do1º período.
Orientadora: profª. Alucila Galvão

MANAUS AMAZONAS
2012

O tema trás informações do livro cartilha sobre ergonomia, do centro de referências estadual em saúde dotrabalhador, E-mail saudetrabalhador@saude.am.gov.br e do site www.alberflex.com.br/ergonomia_conceitos_historia.aspx

Ergonomia é uma palavra derivada do grego ergon (trabalho) e nomos (norma,lei,regra). É o estudo científico da relação entre o homem e seus,meios,métodos e espaço de trabalho. Há relatos da ergonomia desde a pré-história; como disciplina começou após segunda guerramundial, com a revolução industrial com o engenheiro inglês K. Murrel. A ergonomia surgiu da necessidade de resolver os conflitos entre os homens e as máquinas. Ela foi criada pela sociedadeergonômica (ergonomics reserch society) onde se reuniram psicólogos, fisiologistas e engenheiros ligados a problemas de adaptação do trabalho ao homem, procura otimizar as condições de trabalho,segundo critérios de eficiência, conforto e segurança ao trabalhador. No Brasil a lei 6,514/1977 criou as NRs, no qual a NR 17 trata deste tema.

A ergonomia e importante para cuidar e ajudarna saúde do trabalhador e também prevenir doenças ocupacionais. Os profissionais da área orientam a postura correta em cada local e situação de trabalho. A aplicação de técnicas ergonômicasnas empresas tem efeito positivo, reduz gastos, doenças, acidente e ausência de trabalhadores, reduzindo gastos e produzindo mais, em fim ela cuida da saúde dos trabalhadores e empregadores.
tracking img