Rochas reservatorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3632 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO/OBJETIVO

A primeira vista o fraguimento de rocha reservatório aparenta ser um bloco maciço mas o que ver e o volume total da rocha olhando mais de perto verifica se que a rocha e composta por minúsculos grãos agregados e cimentados uns aos outros.
Uma amostra de rochas reservatórias apresenta paredes de vários ângulos e sendo observada em um microscopio sendo assim ua grandequantidade e espaço vazio.
Os reservatórios são constituídos por rochas que apresentam sedimentos que cobrem as outras rochas reservatorias não impermeáveis.
A movimentação no reservatório acontece com os fluidos passando sucessivamente por diversos polos ate chegar os poços produtores.
Objetivo:
O presente trabalho tem como objetivo de apresentar o complemento das aulas ministrada na disciplinade geologia do petróleo,com o tema “rochas armazenadoras”.
Destaca-se o segundo objetivo deste trabalho que obter a primeira nota da disciplina de geologia do petróleo.

2. Metodologia
1 pesquisa bibliográfica e eletrônica.
2 interpretaçao dos resultados.
3 elaboraçao do relotorio de pesquisas bibliográficas.
4 apresentaçao do relatório de pesquisa bibliográfica.

3. RochasReservatorio
Denomina-se de reservatório com porosidade e permeabilidade adequadas a acumulação de petróleo,quando enquadradas por rochas impermeáveis, que impedem a migração, designadas por rochas de cobertura. Este conjunto reservatório –cobertura é designado por armadilha e é, geralmente, ocupado pelos aquíferos no seio dos quais encontram o petróleo,o gás, menos denso, encontra-se por cima dopetróleo, mais denso.
As rochas reservatório dividem-se em grandes famílias, os detriticos, na sua grande maioria siliciosos (areias e grés ), e os reservatórios carbonatos, calcário e dolomitas. Uma rocha reservatório, de maneira que recebe o nome cimento. Tambem existe os grãos outro material muito fino chamado matriz. Normalmente existe comunicação entre os poros de uma rocha. Porem, devido acimentação, alguns poros podem ficar totalmente isolados.

Os reservatórios são constituídos por rochas que apresentam vazios, poros e fissuras interligados e onde podem circular os hidrocarbonetos e a água. As suas características petrofísicas são o resultado de toda a história geológica daqueles sedimentos e em particular das condições de sedimentação e dos fenômenos de diagênese. Se as camadassedimentares que cobrem a rocha reservatório não forem impermeáveis, os hidrocarbonetos ascendem à superfície da crosta terrestre, oxidam-se e dispersam-se. Porém, este caso é pouco frequente. O mais frequente é existirem, no subsolo, uma sobreposição de camadas porosas e permeáveis e de camadas impermeáveis. Sabendo que o movimento dos fluidos subterrâneos só é possível ao longo das camadaspermeáveis, os hidrocarbonetos acumulam-se nas zonas "altas" das rochas porosas cobertas por rochas impermeáveis (rochas de cobertura). Neste caso, diz-se que estamos perante "armadilhas petrolíferas". Existem vários tipos de armadilhas.



Uma armadilha petrolífera é, geralmente, constituída por uma rocha porosa recoberta por uma rocha impermeável: a superfície que separa as duas rochas deve ter, noseu conjunto, uma forma convexa para a parte superior. Há outros tipos de armadilhas. Sempre que uma armadilha fica, efetivamente, preenchida por hidrocarbonetos passa-se a chamar um jazigo petrolífero ou jazida petrolífera.


Bloco-diagrama mostrando um tipo de armadilha estratigráfica.
As rochas, abaixo da superfície de discordância originada pela erosão, estão inclinadas pelo efeito dasforças de compressão. Posteriormente sedimentou a rocha de cobertura. Os fluidos ficaram aprisionados na rocha reservatório.

Corte geológico esquemático mostrando um outro tipo de armadilha estratigráfica.
Os hidrocarbonetos, bem como a água, migraram para as duas rochas gresosas, que passaram a ser rochas reservatório. A sequência litoestratigráfica original não experimentou qualquer...
tracking img