Futsal voleibol mini trampolim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1358 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Daniela Marques, nº11.

Introdução.
Este trabalho é sobre Futebol de salão, também conhecido como futsal.
Ao longo deste trabalho serão desenvolvidos temas como a origem do futebol de salão no mundo e em Portugal, as regras e o objectivo do jogo.


História do Futsal.

O Futsal diz-se ter sido inventado em 1932, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, dando-lhe o nome de indoorfootball.
Esta modalidade tem evoluído desde os seus primeiros passos, começando pelo número de jogadores, pela própria bola que foi ficando cada vez mais pesada, tornando quase impossível a sua saída do “ringue” ou campo de futsal. A "bola pesada" acabou por se tornar uma das mais interessantes características originais deste desporto.
Devido a sua prática fácil, tanto no reduzido número dejogadores necessários num jogo e o menor espaço que exigia, este desporto rapidamente adquiriu crescente popularidade, atingindo outras localidades, gerando novos torneios e conquistando adeptos em todas as capitais do país, sendo que em 28 de Julho de 1954 foi fundada a Federação Metropolitana de Futsal, actual Federação de Futebol de Salão do Estado de Rio de Janeiro
Nas décadas seguintes estedesporto e as suas regras foram gradualmente estabelecidos em todos os estados da União Europeia, sendo hoje uma modalidade sempre em evolução e que cada ganha cada vez mais adeptos.

Fundamentos práticos do jogo.

Passe: É a acção de enviar a bola a um companheiro ou determinado sector de espaço de jogo.
Drible: É a acção individual, exercida com a posse da bola, visando ludibriar um oponentequando ultrapassado.
Cabeceio: É a acção de cabecear a bola quando é de defesa muito alta.
Chute: É a acção de golpear a bola, estando ela parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajectória em direcção a um objectivo.
Recepção: É a acção de interromper a trajectória da bola vinda de passes ou arremessos.
Condução: É a acção de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.Domínio de bola: Diferentemente do futebol, é realizada, na maioria das vezes, com a sola do pé.

Regras do jogo.
* Durante a partida, cada equipa poderá fazer um número ilimitado de substituições, desde que avise antes ao anotador; é também permitida a troca de posições entre o guarda-redes e um jogador qualquer, desde que autorizada pelo árbitro;
* A duração de um jogo é de 40minutos de jogo, divididos em dois tempos de 20;
* O pedido de tempo, que pode ser feito pelo técnico ou pelo capitão, paralisando a partida por um minuto e cada equipa tem direito a dois pedidos de tempo por período;
* Caso termine um dos períodos antes da cobrança de uma penalidade máxima, o tempo é prorrogado até a sua execução, acontecendo também nos livres perigosos.

Campo de jogo.A bola.
A bola do Futebol de Salão deverá ter entre 58 cm e 62cm de circunferência, 400g a 450g de peso, uma calibração de 9 libras, não podendo saltar mais de 35cm de altura.

Voleibol

Introdução.
O Voleibol é um desporto colectivo praticado por duas equipas, compostas por seis elementos cada, em jogo. No Voleibol de praia, defrontam-se duas equipas de dois jogadores, sem suplentes.
Oobjectivo do jogo é fazer com que uma equipa consiga o envio regulamentar da bola, por cima da rede, para cair no campo do adversário, procurando simultaneamente evitar que a mesma caia no seu próprio terreno.

História do voleibol.

O Voleibol foi criado em 1885, em Massachussets, por William G. Morgan, responsável pela Educação Física no Colégio de Holyoke, no Estado de Massachussets, nosEstados Unidos da América. Este professor de Educação Física, ao procurar criar uma nova actividade que fosse suave e motivante, ao contrário do fatigante e competitivo basquetebol, que se pudesse praticar no Inverno e que não colocasse tantos problemas de material e de ocupação como o ténis, inventou uma nova modalidade, a que chamou de “minonette” e que deu origem ao voleibol dos nossos dias....
tracking img