Futebol e paz

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PLANO DE AULA:Futebol e Cultura da Paz - "Jogando para a Paz"
Educando para a Paz

Nei Alberto Salles Filho Professor do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná. Especialista em Pedagogia do Esporte. Mestre em Educação.

nei.alberto@uol.com.br

Terceiro ciclo do Ensino Fundamental - 5ª e 6ª séries

Quatro aulas

O futebol, tomado comomanifestação cultural, tem dimensões positivas ligadas ao espetáculo, à motivação e à alegria das pessoas. Por outro lado, traz também a violência, parte integrante dos noticiários esportivos, tanto em campo, entre os jogadores, quanto na arquibancada, entre os torcedores. Com a seqüência de aulas aqui proposta pretendemos "olhar" esse futebol, procurando enxergar uma estrutura alternativa, ligadaà criação de uma cultura da paz no esporte praticado na escola, nas aulas de Educação Física. Para tal, propomos a utilização de documentos em vídeo e reportagens de jornal ou revista e, numa segunda etapa, a organização de um torneio de futebol na escola. Entendendo cultura como a forma do homem viver em sociedade, incluindo tudo o que ele pensa e faz com seus valores e características próprias,torna-se possível pensar na cultura da paz, fundada na ética, que no espaço escolar deve trazer atitudes críticas, de reconhecimento de limites e de possibilidades, de novas ações e valores que permitam escolhas e caminhos baseados em ações coletivas e solidárias. Seguiremos para isso os princípios de Drew (1990): cooperação, calma, determinação para discutir diferenças, capacidade para agir numclima de cooperação para solução de problemas, amor e concordância e a capacidade de dizer "Eu sou humano. Cometi um erro. Vou tentar novamente".

Ao final da proposta, espera-se que os alunos estejam aptos a: - entender a dimensão do futebol como cultura; - valorizar os aspectos positivos do futebol; - repudiar a violência que acontece entre jogadores e torcedores de futebol; - propor novasformas de relações dentro do jogo e da torcida; - praticar o futebol de acordo com regras discutidas coletivamente; - usufruir do futebol como prática saudável e solidária.

Fitas de vídeo, reportagens de jornal ou revista e quadro-negro. Algumas considerações importantes: fitas de vídeo como "Isto é Pelé", sobre a vida de nosso grande craque ou "Todos os corações do mundo" (ambas disponíveis emlocadoras de vídeo), que tratam do grande espetáculo que é o futebol, são indicadas para incentivar as aulas. Porém, fatos do cotidiano, na maioria das vezes, são mais próximos dos alunos. Assim, nada pode ser mais rico que aproveitar o acontecimento do final de semana, como um grande clássico, os gols, a paz ou o confronto entre torcedores, a festa e a alegria. Procure levar essas informações paraas aulas. Você já percebeu quantos canais (sejam abertos ou fechados) apresentam programas de futebol no domingo à noite? E ainda, quantas reportagens interessantes em época de Copa do Mundo? O esporte, e conseqüentemente o futebol, ocupam espaços de destaque na mídia. Sendo assim, as melhores fitas de vídeo serão aqueles minutos gravados por você, com os gols da rodada ou a entrevista comjogadores ou, ainda, as reportagens esportivas dos cadernos de esporte do jornal de domingo.

O espaço deve ser sempre organizado para proporcionar melhor aprendizagem e relações humanas mais qualitativas. Quadra, sala de aula e pátio podem igualmente ser usados, dependendo dos objetivos propostos. Porém, algumas dicas são pertinentes: seja qual for o espaço, é importante iniciar e encerrar a aula coma idéia da roda. A roda (círculo, ou assembléia) é efetivamente o momento onde o grupo fica à vontade para expressar suas impressões. Ela pode e deve ocorrer em espaços diferenciados. Os momentos de trabalho coletivo podem ser organizados em pequenos grupos (cinco a sete alunos), que ao longo das aulas serão reunidos mais de uma vez. A quadra ou o pátio onde a prática do futebol ocorrerá devem...
tracking img