Futebol de cinco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1536 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Futebol
De
Cinco
Paraolimpíadas

Nome:
Nº:

Professor:
Matéria:  
Índice

Introdução………………………………02
História do esporte……………………03
Classificação…………………………04
Quem pode praticar?…………………04 Regras................................................05
Quadra e equipamentos.....................06
Anexos................................................07
Conclusão……………………………..08Bibliografia…………………………..…08

Introdução:
Este trabalho irá falar sobre o futebol de cinco, uma modalidade paraolímpica.
O futebol de cinco é praticado por deficientes visuais (totalmente cegos ou parcialmente cegos).

História do esporte.
Existem duas versões do "Futebol de cinco", uma criada pela FIFA nos anos 80 para rivalizar com o futebol de salão - FIFUSA e outra onde o Futebol de Cincoé uma modalidade de futebol para atletas com deficiência visual (parcial ou total). É recomendado pela International Blind Sports Federation (Federação Internacional de Esporte para Cegos). Foi jogado nas Olimpíadas Paraolímpicas de 2004. Cada time tem quatro jogadores. O método para igualar o nível de deficiência é uso de vendas.
No primeiro caso a FIFA chegou a organizar um Mundial dacategoria em 1986 que foi vencido pelo Paraguai com o Brasil ficando em segundo lugar, mas depois, ao assumir a tutela do futebol de salão, a FIFA abandonou o esporte, embora tenha fundido ao anterior, criando novas regras e uma modalidade que hoje corresponde ao futsal, praticado principalmente na Europa sem apresentar nenhuma padronização nas regras ou mesmo federações nacionais organizadas, sendomuitas vezes tratado de Arena Soccer, o "Futebol de Cinco”inicial era basicamente uma versão do futsal com cinco jogadores na linha e o goleiro, com os arremessos laterais e de canto sendo cobrados com os pés, hoje como há a falta de padronização nas regras, dependendo do país ou região, ele é exercido em quadras de areia, cimento, grama natural ou sintética, os arremessos são batidos com os pés oumãos e algumas versões não há a penalidade máxima, mas um lance em que o atleta carrega a bola da meia-quadra até o goleiro tentando fazer o gol.
Existem relatos que no Brasil, na década de 50, cegos jogavam futebol com latas. Em 1978, nas Olimpíadas das APAES, em Natal, aconteceu o primeiro campeonato de futebol com jogadores com deficiência visual.
A primeira Copa Brasil foi em 1984, na capitalpaulista. Das quatro edições da Copa América, os brasileiros trouxeram três ouros: em 1997, na capital paraguaia Assunção; em 2001, na cidade paulista de Paulínia; e em 2003, na capital colombiana de Bogotá – título que garantiu a presença da seleção em Atenas. Em Buenos Aires, em 1999, na Copa América, os brasileiros ganharam dos argentinos. Em 1998, o Brasil sediou o primeiro Mundial de futebole levou o título. Dois anos depois, em Jerez De La Frontera, na Espanha, a seleção se sagrou campeã novamente. Em Atenas (2004) a seleção masculina do Brasil estreou nos Jogos Paraolímpicos, e conquistou a medalha de ouro numa vitória sobre a Argentina por 3 a 2 nos pênaltis. No Parapan do Rio de Janeiro, em 2007, o Brasil ficou em primeiro lugar.
O futebol de cinco é exclusivo para cegos oudeficientes visuais. As partidas normalmente são em uma quadra de futsal adaptada, mas desde os Jogos Paraolímpicos de Atenas também vem sendo praticado em campos de grama sintética. O goleiro tem visão total e não pode ter participado de competições oficiais da FIFA nos últimos cinco anos. Junto às linhas laterais, são colocadas bandas que impedem que a bola saia do campo. Cada time é formado porcinco jogadores – um goleiro e quatro na linha. Diferente dos estádios com a torcida gritando, as partidas de futebol de cinco são silenciosas, em locais sem eco. A bola tem guizos internos para que os atletas consigam localizá-la. A torcida só pode se manifestar na hora do gol. Os jogadores usam uma venda nos olhos e se tocá-la é falta. Com cinco infrações o atleta é expulso de campo e pode ser...
tracking img