Fusivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (759 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fusíveis Diazed e NH

Introdução

Os fusíveis são dispositivos de proteção destinados a interromper circuitos pelos quais esteja circulando uma corrente de curto-circuito ou sobrecarga de longaduração.

Fusíveis de efeito rápido

Os fusíveis de efeito rápido são empregados em circuitos em que não há variação considerável de corrente entre a fase de partida e a de regime normal defuncionamento.
Esses fusíveis são ideais para a proteção de circuitos com semicondutores (diodos e tiristores).

Fusíveis de efeito retardado

Os fusíveis de efeito retardado são apropriados para uso emcircuitos cuja corrente de partida atinge valores muitas vezes superiores ao valor da corrente nominal e em circuitos que estejam sujeitos a sobrecargas de curta duração.
Como exemplos dessescircuitos podem citar motores elétricos, as cargas indutivas e as cargas capacitivas em geral.
Os fusíveis de efeito retardado mais comumente usados são os NH e DIAZED, conforme Figura 1.
[pic]

Figura1: Fusível NH e Diazed

Fusíveis NH

Os fusíveis NH suportam elevações de tensão durante certo tempo sem que ocorra fusão. Eles são empregados em circuitos sujeitos a picos de corrente e ondeexistam cargas indutivas e capacitivas.
Sua construção permite valores padronizados de corrente que variam de 6 a 1000 A. Sua capacidade de ruptura e sempre superior a 70 kA com uma tensão máxima de 500V.

Construção

Os fusíveis NH são constituídos por duas partes: base e fusível.

Base: é fabricada de material isolante como a esteatita, o plástico ou o termofixo. Nela são fixados os contatosem forma de garras as quais estão acopladas molas que aumentam a pressão de contato, de acordo com a figura 2.

[pic]
Figura 2: Base do fusível NH
Fusível: possui corpo de porcelana de secçãoretangular. Dentro desse corpo, estão o elo fusível e o elo indicador de queima, imersos em areia especial. Nas duas extremidades do corpo de porcelana existem duas facas de metal que se encaixam...
tracking img