Furps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FURPS+
Publicado julho 10, 2008 r Teste & Qualidade de Software1 Comentário
Tags:furps

FURPS+ é um sistema para a classificação de requisitos, o acrônimo representa categorias que podem serusadas na definição de requisitos, assim como representa atributos de Qualidade de Software, sendo ele parte do Rational Unified Process (RUP):
Functionality (Funcionalidade) – representa todo aspectofuncional do software, ou seja seus requisitos. É uma categoria com diversas subcategorias que variam de acordo com a aplicação. Sua medição considera, principalmente, o cumprimento dos requesitosespecificados.
Usability (Usabilidade) – é o atributo que avalia a interface com o usuário. Possui diversas subcategorias, entre elas: prevenção de erros; estética e design; ajudas (Help) e documentação;consistência e padrões.
Reliability (Confiabilidade) – refere-se a integridade, conformidade e interoperabilidade do software. Os requisitos a serem considerados são: freqüência e gravidade de falha;possibilidade de recuperação; possibilidade de previsão; exatidão; tempo médio entre falhas (MTBF).
Performance (Desempenho) – avalia os requisitos de desempenho do software. Podendo usar comomedida diversos aspectos, entre eles: tempo de resposta, consumo de memória, utilização da CPU, capacidade de carga e disponibilidade da aplicação.
Supportability (Suportabilidade) – os requisitos desuportabilidade agrupam várias características, como: testabilidade, adaptabilidade, manutenibilidade, compatibilidade, configurabilidade, instalabilidade, escalabilidade, localizabilidade entre outros.[pic]
O “+” do acrônimo engloba outros requisitos não-funcionais que devem ser lembrados:
• Requisitos de design (desenho) – Um requisito de design, freqüentemente chamado de uma restrição dedesign, especifica ou restringe o design de um sistema. Exemplos podem incluir: linguagens de programação, processo de software, uso de ferramentas de desenvolvimento, biblioteca de classes, etc....
tracking img