Fundos di e multimercado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5009 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
O que são fundos de investimentos?

A principal ideia de um Fundo de Investimento é a de um condomínio. Nele, um grupo de pessoas se junta para aplicar seus recursos no mercado financeiro, em diversos tipos de ativos e investimentos disponíveis. Pessoas físicas e jurídicas podem investir em fundos de investimentos, conforme seus objetivos. Existem diversos tipos de fundos de investimentos, queaplicam recursos em diversos ativos, dos mais variáveis possíveis, seguindo diferentes objetivos. Nessa seção, aprenderemos as principais regras dos Fundos de Investimentos aplicados a todos os fundos. As características de cada tipo de Fundo serão apresentadas em suas respectivas classes.

Em um Fundo de Investimento, não há um número mínimo nem máximo de cotistas. Existem Fundos que possuemsomente 1 cotista e outras que possuem centenas de cotistas. Os clubes de Investimentos não tem prazo, porém poderão ter um prazo definido para ser extinto, caso seja descrito no regulamento do Fundo e imposto isso no Estatuto Social. É no Estatuto Social do fundo que serão conhecidas as regras para a entrada de novos cotistas, prazo mínimo de aplicação, compra e vendas de ações, além da taxa deadministração ou taxa de performance.

As regras que regem quase todos os Fundos de Investimentos é a instrução da CVM nº 409. Os fundos obrigatoriamente deverão seguir as regras dessa instrução.
Somente poderão compor a carteira do fundo, ativos financeiros admitidos à negociação em bolsa de valores, de mercadorias e futuros, ou registrados em sistema de registro, de custódia ou de liquidaçãofinanceira devidamente autorizada pelo Banco Central do Brasil ou pela CVM.

Os Fundos de Investimentos possuem diversas características e peculiaridades que podem variar para cada fundo, desde o tipo de aplicação, prazo, até o valor mínimo de aplicação. É de extrema importância que antes de se investir em Fundos de Investimentos, você leia o prospecto e o regulamento do Fundo, para entender suasprincipais características e se o Fundo está de acordo com seus objetivos.

Principais Tipos de Fundos de Investimentos
Fundos de Renda Fixa
Fundos de Renda Variável
Fundos Multimercado
Fundos Imobiliários
Fundos em Direitos Creditórios – FIDC
Exchange Traded Fund – ETF (Fundos de Índices)
Fundos Cambiais
Fundos da Dívida Externa
Fundos em Cotas de Fundos de Investimentos
Fundos Off-ShoreCaracterísticas

Fundos Abertos
Nos Fundos Abertos, os cotistas podem entrar e sair a qualquer momento, isto é, é permitida a entrada de novos cotistas, assim como o aumento da participação dos cotistas antigos. A saída dos cotistas é permitida também a qualquer momento, isto é, o cotista pode solicitar ao fundo o resgate de cotas a qualquer momento. O fundo então terá que vender ativos para entregar o valorcorrespondente do resgate efetuado pelo cotista.
O número de cotas do Fundo é variável. Quando um cotista aplica dinheiro no Fundo, novas cotas são geradas, onde o administrador compra ativos para o Fundo. Ao contrário, quando um cotista resgata cotas, a quantidade total de cotas diminui, e o administrador é obrigado a vender ativos para pagar esse regate. Logo, os fundos abertos possuem uma liquidezmaior.
Geralmente, os fundos abertos tem prazo indeterminado de duração, não havendo limite para número de cotistas do fundo. As taxas de administração e de performance devem ser provisionadas por dia útil, sempre como despesa do fundo e apropriadas conforme estabelecido no regulamento. Além disso, o Fundo é obrigado a divulgar, diariamente, o valor da cota e do patrimônio líquido.
Se um Fundoaberto mantiver um patrimônio líquido médio diário inferior a R$ 300.000,00 por um prazo de 90 dias consecutivos, ele deverá ser liquidado ou incorporado a outro fundo.

Fundos Fechados
Nos fundos fechados, há um número de cotistas limitado pelo seu estatuto, sendo proibida a entrada de novos participantes e a saída dos participantes existentes. Entretanto, a assembleia de cotistas poderá...
tracking img