Mercado financeiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (2000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Financeiro – O sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado pelos diferentes tipos de instituições financeiras e seus respectivos agentes regulamentadores e supervisores.

Orgãos Normativos:

1. Conselho Monetário Nacional (CMN), normatiza as atividades das instituições e mercados supervisionados pelo Banco Central (BACEN) e pela CVM, alem de regular as aplicações das reservas dosinvestidores institucionais
2. Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) é o órgão regulador do mercado de seguros – que inclui as atividades das companhias de seguros, de resseguro, das empresas de capitalização e das entidades de previdência aberta -, cujo órgão supervisor é a SUSEP
3. Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC), que normatiza as atividades dos fundos de pensão,supervisionadas pela superintendência de Previdência complementar (PREVIC)

Instrumentos de Captação Emitidos por Instituições Financeiras

Depósitos à vista – Os depósitos em conta corrente não são remunerados, mas são líquidos e até um certo limite, são livres de risco.

Depositos a Prazo – è a denominação oficial dos Certificados de Depósito Bancario (CDB) e dos Recibos de Depósito Bancario(RDB), sento atualmente mais importante fonte de captação de recurso dos Bancos, Os CDBs tem prazos mínimos que, geralmente variam de 30 a 120 dias. No entanto, existe a possibilidade de resgate antecipado através de solicitação do investidor, Seus rendimentos podem ser pós-fixados, ou pré-fixados, sendo que, neste caso, o prazo mínimo pode ser de até 2 anos.

Depositos de Poupança – Suaremuneração é de 0,5% ao mês, mais a variação da TR. Podem ser resgatados a qualquer momento, mas, casa o restagate ocorra fora da “data de aniversario” o investidor perde a remuneração equivalente aos dias ocorridos após a data de aniversario (mensal) anterior.

Letras de Câmbio – É um instrumento de renda fixa referenciada pelo CDI, e de prazo semelhante aos CDB. São emitidas pelas financeiras parafinanciar aquisição de bens de consumo duráveis. Como a maioria das financeiras são hoje parte de um banco múltiplo, esse titulo perdeu a popularidade que teve até a década de 1980.

Letras Hipotecarias – São títulos emitidos por instituições habilitadas a conceder financiamento pelas regras do SFH, lastreados nos financiamentos concedidos. Ao serem lançadas, Rendem TR mais 5% ao ano, mas osbancos oferecem remuneração do CDI em uma operação de swap. O prazo mínimo é de 180 dias. Um grande atrativo para pessoas físicas, é que só pagam imposto de renda sobre o rendimento que exceder ao da caderneta de poupança. Entretanto, esses títulos só podem ser regatados na data contratada, e os calores mínimos de aplicação são consideravelmente elevados.

Instrumentos Financeiros Emitidos porEmpresas Não Financeiras

Açoes – As ações são tipos de propriedade, isto é, representam a propriedade de uma fração da empresa emissora. Sua valorização depende do comportamento do mercado acionário, sendo portanto, consideradas títulos de renda variável.

O investidor alem de poder se beneficiar com um ganho de capital representado por uma eventual valorização da cotação atual da empresa, podereceber:

• Dividendos – Parcela do lucro liquido distribuída aos acionistas
• Bonificações – Quando a empresa aumenta seu capital, pode haver distribuição gratuita de ações aos acionistas, em proporção ao numero de ações já possuídas.
• Direito de subscrição – se não exercido, pode ser vendido em bolsa.

Fundos De Investimento

Os fundos de investimento reúnem em fundo comum os recursosde diferentes títulos, entre títulos de divida publica e privada, e de propriedade. Existes dois tipos de fundos:

• Fundos de Investimento Financeiro (FIF) – que aplicam diretamente em títulos diversos;
• Fundos de Aplicação em Cotas (FAC) – cujos patrimônios estão investidos em cotas diferentes FIF.

Classificação


• Fundo referenciado – Fundos referenciados buscam atingir a...
tracking img