Fundações profundar a ar comprimido ou a céu aberto

1343 palavras 6 páginas
Fundações profundas a ar comprimido ou a céu aberto
Solução é uma boa alternativa para suportar cargas elevadas, mas pode ser de grande risco para os operários. Cuidados nunca devem ser negligenciados.

Obras que apresentam cargas bastante elevadas, áreas com dificuldades de adoção de técnicas de fundação mais mecanizadas e regiões afastadas dos grandes centros urbanos favorecem a execução de fundações com tubulões. Embora não seja indicada para pequenas estruturas, pois há soluções mais econômicas e que não apresentam riscos aos operários, essa solução exige execução manual para algumas das etapas, conforme recomenda a NBR 6122. Depois da sondagem do terreno, se o solo encontrado for de argila, a execução de tubulões está liberada. "É o solo mais apropriado para uma fundação desse tipo, pois não há risco de desmoronamento", diz Celso Nogueira Correa, da Zaclis & Falconi.

O concreto utilizado para fundações com tubulões também não exige especificações mais severas. Em geral, pode ser utilizado um concreto de 20 MPa, com pedra 2, tanto para o fuste quanto para a base. Já para o encamisamento, os anéis de concreto cuja espessura de parede varia normalmente entre 6 e 10 cm devem ser produzidos com pedra número 1 ou pedrisco. A camisa metálica exige tubos de aço com até 1 cm de espessura de parede. A céu aberto Esse tipo de fundação é pertinente quando há solos bastante rijos. Isso porque a escavação normalmente é manual, dependente de um poceiro, um ajudante e um sarilho. É possível escavar o solo mecanicamente com equipamentos de perfuração mas, ainda assim, a solução exige a presença de um operário para executar a base. A aparição de água durante a escavação não é um problema, desde que possa ser contida e não prejudique a perfuração. "É possível desde que a água seja esgotada com uma bomba submersível dentro do poço, expelindo o líquido do fuste", diz o engenheiro Daniel Rozenbaum, da Fundacta. Rozenbaum explica ainda que nesse tipo de fundação é necessário

Relacionados