Estudo de movimentos e tempos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 62 (15322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO DO LIVRO: ESTUDO DE MOVIMENTOS E TEMPOS
Projeto e medida do trabalho
Ralph M. Barnes

CAPÍTULO l
Definição e finalidades do estudo de tempos e de movimentos

Os termos estudo de tempos e estudo de movimentos receberam diversas interpretações desde sua origem. O estudo de tempos, introduzido por Taylor. foi usado principalmente na deter¬minação de tempos-padrão e o estudo demovimentos, desenvolvido pelo casal Gilbreth, foi empregado na melhoria de métodos de trabalho.
Apesar de Taylor e Gilbreth terem desenvolvido o seu trabalho pioneiro na mesma época, parece que, naqueles primórdios, deu-se mais ênfase ao estudo de tempos e ao valor por peça do que ao estudo de movimentos. Foi só em 1930 que se iniciou um movimento geral para estudar o trabalho com o objetivo de descobrirmétodos melhores e mais simples de se executar uma tarefa. Seguiu-se então um período durante o qual os estudos de tempos e de movimentos foram usados conjuntamente, ambos se complementando. O termo resultante, estudo de movimentos e de tempos, começa a ser conhecido. Rápidas transformações estão se processando neste campo. Hoje, a finalidade do estudo de tempos e d= movimentos é mais ampla; afilosofia e a prática moderna diferem dos conceitos originais. Hoje, a nossa preocupação principal é a definição de sistemas e métodos de trabalho; nosso objetivo é determinar o método ideal ou o que mais se aproxima do ideal para ser usado na prática. No passado, dava-se ênfase à melhoria dos métodos existentes, em lugar de se definir cuidadosamente o problema ou se formular o objetivo e, então,encontrar a solução preferida.
Já se sugeriu que os termos engenharia de métodos, projeto de trabalho ou estudo de trabalho, deveriam ser usados em lugar de estudo de movimentos e de tempos. Talvez esses termos venham a ser usados; atualmente todavia existe uma tendência definida no sentido de que a expressão projeto de métodos seja sinónimo de estudo de movimentos e de que medida do trabalho sejasinó¬nimo de estudo de tempos. Portanto as expressões estudo de movimentos e de tempos e projeto de métodos e estudo de movimentos serão usadas indiferentemente neste livro e terão os significados descritos a seguir.

DEFINIÇÃO DO ESTUDO DE MOVIMENTOS E DE TEMPOS. O estudo de movimentos e de tempos é o estudo sistemático dos sistemas de trabalho com os seguintes objetivos: (1) desen¬volver osistema e o método preferido, usualmente aquele de menor custo; (2) padronizar esse sistema e método; (3) determinar o tempo gasto por uma pessoa qualificada e devidamente treinada, trabalhando num ritmo normal, para executar uma tarefa ou operação específica; e (4) orientar o treinamento do trabalhador no método preferido.
O estudo de movimentos e de tempos é composto de quatro partes como mostraessa defi¬nição. Todavia as duas partes principais, as quais receberão maior ênfase neste livro, são as seguintes.

ESTUDO DE MOVIMENTOS OU PROJETO DE MÉTODOS. Encontrar o melhor método de se executar a tarefa.

ESTUDO DE TEMPOS OU MEDIDA DO TRABALHO. Determinar o tempo-padrão para executar uma tarefa específica.

1. Desenvolvimento do método preferido — projeto de métodos. No seu sentidomais amplo, toda empresa comercial ou organização industrial preocupa-se com a criação de bens e serviços sob alguma forma, utilizando homens, máquinas e materiais. Numa fábrica, por exemplo, o processo de produção talvez inclua o processamento de matéria-prima, a usinagem e fabricação de peças e a entrega do produto acabado. No planejamento desse processo de fabricação, deverão ser consideradostanto o sistema no seu conjunto quanto cada operação individual que forma o sistema ou processo. O planejamento desse processo emprega o sistema geral de problema-so-lução. O pessoal das ciências físicas e aplicadas refere-se ao procedimento problema-solução como o método sistemático, método científico ou método de engenharia. Concisamente, o pro¬cedimento problema-solução pode ser definido como se...
tracking img