RESUMO DO LIVRO: ESTUDO DE MOVIMENTOS E TEMPOS
Projeto e medida do trabalho
Ralph M. Barnes

CAPÍTULO l
Definição e finalidades do estudo de tempos e de movimentos

Os termos estudo de tempose estudo de movimentos receberam diversas interpretações desde sua origem. O estudo de tempos, introduzido por Taylor. foi usado principalmente na deter¬minação de tempos-padrão e o estudo demovimentos, desenvolvido pelo casal Gilbreth, foi empregado na melhoria de métodos de trabalho.
Apesar de Taylor e Gilbreth terem desenvolvido o seu trabalho pioneiro na mesma época, parece que, naquelesprimórdios, deu-se mais ênfase ao estudo de tempos e ao valor por peça do que ao estudo de movimentos. Foi só em 1930 que se iniciou um movimento geral para estudar o trabalho com o objetivo de descobrirmétodos melhores e mais simples de se executar uma tarefa. Seguiu-se então um período durante o qual os estudos de tempos e de movimentos foram usados conjuntamente, ambos se complementando. O termoresultante, estudo de movimentos e de tempos, começa a ser conhecido. Rápidas transformações estão se processando neste campo. Hoje, a finalidade do estudo de tempos e d= movimentos é mais ampla; afilosofia e a prática moderna diferem dos conceitos originais. Hoje, a nossa preocupação principal é a definição de sistemas e métodos de trabalho; nosso objetivo é determinar o método ideal ou o quemais se aproxima do ideal para ser usado na prática. No passado, dava-se ênfase à melhoria dos métodos existentes, em lugar de se definir cuidadosamente o problema ou se formular o objetivo e, então,encontrar a solução preferida.
Já se sugeriu que os termos engenharia de métodos, projeto de trabalho ou estudo de trabalho, deveriam ser usados em lugar de estudo de movimentos e de tempos. Talvezesses termos venham a ser usados; atualmente todavia existe uma tendência definida no sentido de que a expressão projeto de métodos seja sinónimo de estudo de movimentos e de que medida do trabalho... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 04). Estudo de movimentos e tempos. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudo-De-Movimentos-e-Tempos/14843.html

MLA

"Estudo de movimentos e tempos" TrabalhosFeitos.com. 04 2011. 2011. 04 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudo-De-Movimentos-e-Tempos/14843.html>.

MLA 7

"Estudo de movimentos e tempos." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2011. Web. 04 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudo-De-Movimentos-e-Tempos/14843.html>.

CHICAGO

"Estudo de movimentos e tempos." TrabalhosFeitos.com. 04, 2011. Acessado 04, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Estudo-De-Movimentos-e-Tempos/14843.html.