fundamentos

Páginas: 3 (510 palavras) Publicado: 3 de junho de 2014
O Direito atual é baseado em compilações vazadas no Direito Romano; sua importância deve-se também ao fato de ser considerado um "modelo", porque os romanos tiveram aptidão especial para odireito, criando uma inteligência e uma forma de raciocínio jurídicas que nos seguem até o presente.
Temos que compreender, portanto, o Direito Romano como um direito universal. Todo o nosso pensamentojurídico, método e forma de intuição, toda a educação jurídica que ora se inicia é romana. Também é conveniente distinguir uma evolução interna no Direito Romano, dividindo-o em três grandes sistemas, oJus civile, Jus gentium e Jus naturale.

SISTEMA JUS CIVILE
O ius civile é o direito comum, feito pelo povo e para o povo, inicialmente apenas compreendido para os civitas de Roma, com aexpansão do Império passou a abranger igualmente todos os cidadãos romanos.
Percebe-se a importância do estudo do legado do direito romano ao direito civil moderno, sendo assim, o presente estudoconsiste em primeiramente entender os principais aspectos do direito romano em si, e em seguida observar o que ainda será considerado no direito civil moderno, para que assim o fundamento possa sercompreendido.
  O direito romano tem como principal característica a pluralidade, também podemos considerar que é um direito parcialmente não estatal, formalista e tecnificado. Também chamado dedireito quiritário (já que quiris é o antigo nome do cidadão romano) ou de ius civile indicando que seria o direito da cidade.
    Conforme Maciel, Justiniano I era na verdade chamado de Flavius PetrusLustinianus foi o responsável por resgatar a época clássica do direito romano e adaptar ao nosso direito. Sendo assim, consideremos que o direito privado romano foi a área que mais marcou a culturajurídica ocidental, pois, tanto os conceitos jurídicos como os métodos de argumentação hoje utilizados por nós, tem como origem o direito romano, considerando o matrimonio e seus bens, afirma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • fundamentos
  • Fundamentos
  • fundamentos
  • Fundamentos
  • Os fundamentos...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!