Fundamentos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA





FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO


Cirlene Aparecida Leite Fontes, RA 375032
Fernanda Alves Calsavara, RA: 354236
Mariane Monteiro Ramos, RA 366253
Priscila de Fatima Teixeira Gonçalves, RA 380616




Atividade Prática Supervisionada (ATPS)entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação da professora-tutora a distância Renata Manfrin Schmidt.





AGUDOS, SP
2012

A importância da Filosofia na Educação


A filosofia é uma disciplina que se faz pelo pensamento, onde é possível testar hipóteses sociológicas, psicológicas e biológicas fornecidas por outras disciplinas.Na filosofia não existe métodos formais de provas, usa-se a lógica como instrumento para resolver problemas. A filosofia procura resolver problemas quando em métodos científicos e formais não são resolvidos.
Para solucionar problemas, os filósofos apresentam teorias. Essas teorias podem ser mais ou menos plausíveis. Para sustentarem suas teorias, os filósofos defendem suas idéias através deargumentos.
A filosofia é importante para que alunos compreendam a verdadeira natureza da ciência , que os argumentos são mais visíveis pois não há teorias consensuais e que é importante saber porque as teorias dos diferentes filósofos se contradizem e que razão tem cada um para pensar que a sua teoria é a verdadeira.
O problema de se ensinar filosofia atualmente é que as pessoas seinteressam mais em compreender as teorias científicas, pois estas apresentam resultados, do que saber as razões que os levaram a essas teorias.
Outro problema de se ensinar filosofia é que as instituições de ensino estão transmitindo teorias de modo autoritário, onde os alunos aprendem a história da filosofia e os grandes filósofos com suas teorias e acabam não aprendendo filosofar, colocar suaspróprias idéias e críticas, ficando presos nos argumentos e conclusões dos filósofos em que mais acredita, tornado-se um defensor e especialista do seu filósofo escolhido.
È importante saber sobre a história da filosofia e sobre os grandes filósofos com suas teorias, mas é também muito importante que a história continue e que novos filósofos possam deixar a sua marca registrada, para que tambémpossam ser estudados no futuro.



A escola pública e a escola do futuro: duas realidades tão diferentes

Vimos que existe um paradoxo entre a sala de aula do futuro e as salas de aulas das redes públicas no presente, onde cada cidade enfrenta uma triste realidade com muita dificuldade em estruturar o ambiente de trabalho e de estudos dos alunos. As verbas destinadas pelo Estado aomunicípio para o ensino pedagógico e sua estruturação são, às vezes, menores do que a real necessidade que eles precisam. Prédios inadequados, instalações precárias, professores mal preparados e mal remunerados, salas de aulas em lugares nada convencionais, barulhos que distraem a atenção dos alunos (ambientes inadequados à aprendizagem), falta de manutenção dos bens imobilizados, falta de luz,alimentação ruim ou, às vezes, inexistente.
Tudo isso faz com que se contribua para a evasão escolar dos alunos que não possuem nenhuma motivação para poder estudar, e seus pais, do outro lado, também não possuem uma estrutura financeira para poder colocá-los em outro ambiente de ensino mais preparado, que em grande parte, são bem caros.
Já as salas de aula do futuro, adotadas em algunslugares, devido ao melhor poder aquisitivo de seus alunos e professores, vem evidenciar e por em prática a mais nova tecnologia disponível no mercado onde o aprendizado é centrado na comunicação verbal e também visual onde o uso de mídias (áudio, TV, vídeo e lousas digitais), vivências (excursões e exposições reais), demonstrações e práticas ao vivo estimulam a imaginação, criatividade e o...
tracking img